Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Geral

Mais de 200 casos de violência contra idosos já foram denunciados em Rondônia neste ano

Mais de 200 denúncias de violência contra pessoas idosas já foram registradas em Rondônia, em 2023, o que aponta um crescimento de 9% com relação ao segundo semestre de 2022, de acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Segundo o painel, no 1º semestre deste ano, foram realizadas 227 denúncias de violência contra pessoas idosas em Rondônia. Desse total, houve o registro de 1.324 violações.

O Ministério trata violações como qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima. As denúncias podem ter mais de uma violação, por isso os números são diferentes.

Ainda de acordo com o MDHC, o número de denúncias registradas teve um crescimento de 9%, com relação ao segundo semestre de 2022.

Nos últimos seis meses do ano passado, 207 relatos de violação de direitos humanos envolvendo uma vítima e um suspeito foram comunicados ao Ministério. Esse número aponta para 1.134 violações.

Ainda de acordo com a pasta, em todo o país, o Disque 100, do MDHC, recebeu 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direito contra idosos. Os dados são dos primeiros meses deste ano.

Campanha

Este mês é dedicado à campanha Junho Violeta, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa. Em Porto Velho, a prefeitura trabalha na ação.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Eledir Mello, os tipos de violência contra idosos mais comuns são o abandono, a negligência, a violência psicológica, física e financeira, além de maus-tratos.

Segundo a presidente, o conselho recebe entre oito a dez casos de violência contra idoso por semana.

Denúncia

Quem souber de qualquer tipo de violência contra idosos, pode denunciar o caso à Polícia Militar, através do 190 e do Disque 1000, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará