Mais de 25 mil pessoas prestigiaram aniversário de Porto Velho na Madeira Mamoré; Fotos
O portovelhense participou ativamente das comemorações pelo aniversário da cidade, evento realizado pela Prefeitura no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré durante o feriado de terça-feira. Cerca de 26 mil pessoas passaram pelo local, de acordo com dados da Defesa Civil.
Após muito tempo sem celebrar a data, a Prefeitura fez uma grande festa, com shows, ato cívico e o lançamento do projeto Lazer na Praça, levando inúmeras atividades para a população.
O evento, que começou às 15 horas, teve uma grande movimentação desde seu início. A Fundação Cultural (Funcultural) levou atrações regionais com sons diversificados, como Sal da Terra, Bado, Fabinho F2, Louro Rodrigues, Vitrola de Ficha, Semáforo 89, Charles e Mancini e muito mais.
Paralelo aos shows, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) fez o lançamento do projeto “Lazer na Praça”, levando para o aniversário da cidade atividades de lazer e esportivas para todas as idades com pinturas para as crianças, jumping, basquete, vôlei, pebolim, tênis de mesa, pula-pula, aula de ritmos e até corrida de saco, tudo monitorado por técnicos da área do esporte. A empresa Resgate Vertical também compareceu na E.F.M.M para celebrar com atividades radicais como pista de obstáculos e até tirolesa e, com a movimentação também apareceram as federações de Xadrez, Slack-line, taekondo, muay thai.
Aula de história
O professor e vereador Aleks Palitot, às 16 horas e caracterizado como Coronel Church, deu uma aula sobre a história de Porto Velho.
Em sua aula, o professor falou sobre as origens indígenas, as tentativas falhas de concluir a Estrada de Ferro e sobre seu personagem, o Coronel Church, que trouxe a locomotiva número 12, conhecida como “Locomotiva Church”, após a tentativa fracassada da empresa Public Works de construir a EFMM.
O historiador também deu uma declaração ao RONDONIAGORA, elogiando o trabalho da secretária Ivonete Gomes, do subsecretário Wellem Prestes da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) que fez toda a limpeza e organização do local e ao presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes. “A administração está de parabéns, pois em 23 dias de administração conseguiu devolver a população um pouquinho do orgulho de ser dessa terra”, comentou Palitot.
Emoção no ato cívico
Já ao final da tarde, além de diversas apresentações musicais e de dança, como a do grupo de carimbó do Centro de Convivência do Idoso, foi realizado ato cívico de hasteamento da bandeira do município, que chamou a atenção por suas dimensões de 6x12,5mts. A bandeira foi hasteada pelo prefeito Hildon Chaves, acompanhado da esposa, a primeira dama, Ieda Chaves, dos filhos e também do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Carvalho e do presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, na presença de outras autoridades políticas, parte dos secretários e do pastor Joel Holden.
Em seu discurso, Hildon parabenizou os secretários que trabalharam de forma articulada para a realização da solenidade de comemoração. Ele ainda comemorou e compartilhou o resultado de uma reunião com o governador Confúcio Moura, onde o seu pedido para que fosse transferido o Prédio do Relógio para a Prefeitura foi atendido.
"Nós recebemos um presente. O nosso compromisso com Porto Velho, com este espaço, está sendo sacramentado hoje no dia do aniversário de 102 anos. Este prédio, simbolicamente, representa a criação do município e eu faço questão de que a partir de hoje signifique o renascimento da cidade. Eu tenho certeza absoluta de que, com apoio de todos vocês e da Câmara de Vereadores, a partir de hoje, nós vamos começar efetivamente a construir uma nova história. Isto não é uma obra de duas mãos, é de centenas, de milhares de mãos. O prefeito sozinho não conseguirá fazer nada se não tivermos a participação de cada um de vocês, com ações simples como de limpeza da frente de casa, de não sujar a cidade e de ajudar a preservar os equipamentos públicos", conclamou o prefeito.
Outra boa notícia anunciada para todos é a garantia do repasse pela Santo Antonio Energia de um recurso de R$ 20 milhões para a revitalização efetiva do Complexo. "Eu espero que no próximo ano estejamos numa praça não apenas limpa como fizemos na última semana. Eu entendo que foi feito pouco, o mínimo necessário até agora, precisamos efetivamente transformar este espaço e neste trabalho espero contar com a Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, assumi o compromisso com eles de acompanhar pessoalmente este trabalho de revitalização, juntamente com a manutenção permanente. Estamos a resgatar a história deste patrimônio que vem sendo negligenciado. Que a data marque não só o aniversário de instalação, mas o ressurgimento deste patrimônio histórico”, discursou empolgado o prefeito que passou a semana toda vistoriando diariamente os trabalhos de limpeza no local.
Depois do ato, os populares foram convidados a abraçar os galpões, uma forma simbólica de agradecer a Madeira Mamoré pelo importante papel que teve na história e desenvolvimento da cidade e a acompanhar o funcionamento do Kallamazoo, veículo motorizado sobre trilhos, que foi ajustado pelos próprios ferroviários para sua reinauguração.
"Isso é organização, hoje estamos com 24 dias que o prefeito assumiu e você já vê evolução da Madeira Mamoré, eu me sinto feliz em hoje inaugurar a alto k-4, um sinal de que a ferrovia não morreu. Fomos nós ferroviários que recuperamos ela, esta máquina que foi muito importante", frisou o presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, José Bispo de Moraes.
Com o sucesso do evento e da inauguração do passeio, Ocampo garantiu que a ideia é de que a espécie de trenzinho e também a cegonha estejam em atividade todos os domingos, tornando-se uma prática. "O que faltava era boa vontade pra colocar pra funcionar, com isso os ferroviários voltaram a ter sua auto estima elevada, o prefeito criou uma certa amizade com eles e isso está caminhando, iniciando um processo de restauração deste espaço. É uma determinação do prefeito o uso deste local e nós queremos através da Fundação tornar as atividades periódicas", concluiu o presidente da Funcultural.
As atividades esportivas encerraram por volta das 18h30, mas a comemoração dos 102 anos de Porto Velho se estendeu até às 22 horas com vários shows.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida