Mais de mil demandas relativas à chamada escolar foram resolvidas no plantão da Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está analisando os dados recolhidos com o plantão para chamada escolar, acontecido entre os dias 03 a 06 de fevereiro no Teatro Banzeiros. No mês de novembro do ano passado (2014) aconteceu o recenseamento escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Este serviço existe para que a Semed possa saber a quantidade de alunos matriculados e a quantidade de novos alunos que precisam ser matriculados.
Após isso há o período da Chamada Escolar nas escolas, que neste ano foi realizado de 20 a 26 de janeiro. Nessa oportunidade devem acontecer rematrículas e transferências. Por fim, o plantão seria voltado para atendimento às novas matrículas. O plantão no Teatro Banzeiros, contudo, acabou servindo aos pais que por algum motivo havia perdido os prazos anteriores e não participado nem do recenseamento escolar e nem da chamada escolar. Cerca de mil e oitocentas vagas foram disponibilizadas, sendo que setecentos e cinquenta delas foram utilizadas para encaminhamentos às escolas e mais de trezentas colocadas à disposição dos novos cadastros que foram efetivados, ou seja, os pedidos para novas matrículas, explicou Josineide Macena, diretora do Departamento de Educação da Semed.
Das 1.800 vagas disponibilizadas no período de três a seis de fevereiro, no plantão realizado pela Semed, restam algumas que ainda poderão ser colocadas à disposição da comunidade, outras estão sendo resguardadas para atender a determinações do Ministério Público e outras mais para atender a solicitações do Conselho Tutelar.
Ao longo desta semana a Semed estará processando e analisando todas as informações obtidas com o plantão ocorrido no Teatro Banzeiros. Os mais de trezentos cadastros novos sinalizam que muitos pais não participaram do recenseamento que a Semed havia feito em novembro e nem passaram pela chamada escolar. São pais que procuraram a Semed pela primeira vez. Ao longo desta semana será efetuada uma triagem para que esses pais cadastrados possam saber os locais onde poderão matricular seus filhos. Esses pais, assim como qualquer outros que ainda estejam precisando de vagas, devem se dirigir à sede da Semed, que fica próxima ao Hospital do Câncer de Barretos, informou a diretora.
Outro tipo de caso recorrente detectado no plantão foram os de pedidos de transferências. Trata-se de alunos já matriculados na rede, mas que por algum motivo os pais tenham se mudado de bairro e agora ainda pleiteiam vagas para os filhos. É preciso que todos saibam: Nos meses de dezembro e janeiro ocorrem os remanejamentos na rede. Os pais sabendo que irão se mudar devem, de antemão, procurar vagas nas escolas dos bairros para onde pretendem ir. A chamada escolar, na verdade, deveria ser voltada apenas para crianças que estão fora das escolas municipais. Transferências e outros encaminhamentos têm outras datas e outros procedimentos. Dessa forma, no plantão foram atendidos muitos casos em que precisamos ligar para as escolas e ver se havia vagas para que os pais pudessem ser encaminhados. Fizemos parte daquilo que são as atribuições dos próprios pais. Eles devem fazer isso diretamente nas escolas. Também detectamos muitos casos de transferências de crianças da rede particular para a rede pública. Todas essas dificuldades poderiam ser dirimidas se todos acompanhassem a programação da Semed. Mas estamos a disposição de todos, porque queremos resolver caso a caso e não permitir que nenhuma criança seja privada da educação, finalizou Josineide Macena.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo