Marcado leilão de linhas de transmissão do Madeira
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para 31 de outubro o leilão para escolha das concessionárias que vão operar as linhas de transmissão e construir as subestações de transmissão de energia elétrica das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia.
A construção das linhas e subestações deverá ser concluída em prazos que variam entre 34 a 48 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão, com duração de 30 anos. Os contratos prevêem a instalação, a operação e a manutenção dos empreendimentos.
O edital do leilão foi aprovado hoje (11) pelo Conselho Diretor da Aneel e será publicado na edição do Diário Oficial da União de amanhã. O leilão será realizado às 10h, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
A construção das linhas e subestações deverá ser concluída em prazos que variam entre 34 a 48 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão, com duração de 30 anos. Os contratos prevêem a instalação, a operação e a manutenção dos empreendimentos.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os investimentos totais se situam na casa dos R$ 7,2 bilhões. O leilão compreende a transmissão de corrente contínua, de corrente alternada ou de transmissão mista.
As opções tecnológicas de transmissão mista ou de corrente contínua ou alternada, segundo explica o presidente da Aneel, Jerson Kelman atende à diretriz traçada pelo Ministério de Minas e Energia com o objetivo de estimular a concorrência e também obter menores custos tarifários.
O trecho mais longo das linhas é de 2.375 quilômetros, entre a coletora de Porto Velho e a de Araquara, para a transmissão de 600 quilovolts. A segunda maior linha terá 380 quilômetros, entre a capital matogrossense de Cuiabá e a cidade Rio Araguaia, em Goiás.
Na seqüência, as linhas entre Colorado do Oeste (RO) e Jauru (MT) - com 320 quilômetros; de Água Vermelha a Araraquara (SP) com 320 quilômetros - e de Ribeirãozinho (MT) a Rio Verde, em Goiás - com 242 quilômetros.
No dia 26, a Aneel vai realizar uma reunião com os empreendimentos candidatos ao leilão para explicar os procedimentos da disputa, que será conduzida pela Bolsa de Valores. A entrega dos documentos para inscrição será no dia 29 de outubro, das 9h às 14h na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), na capital paulista.
As garantias das empresas candidatas ao leilão deverão ser depositadas nesse mesmo dia até às 14 horas na CBLC. A relação das empresas aptas vai ser divulgada no dia 30 de outubro, no site da Aneel (www.aneel.gov.br).
O resultado do leilão será homologado no dia 17 de dezembro.
Veja Também
Candidato na OAB, Eurico Montenegero representa contra realização de evento inexistente
Monteiro Veículos lança Black Friday com mega ofertas nos dias 8, 9 e 10
Alta do boi gordo fortalece a agropecuária em Rondônia, diz secretário de agricultura Luiz Paulo