Rondônia, 19 de janeiro de 2026
Geral

Marinha Raupp defende união em torno do desenvolvimento sustentável para combater o desmatamento

A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) disse durante reunião no Palácio Rio Madeira, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e a “Caravana Verde” que percorre a Amazônia, que apenas o ordenamento e as delimitações das unidades de conservação não são suficientes para combater o desmatamento em Rondônia e na Amazônia.



Marinha tem certeza que a equipe do ministro está pronta para ajudar, mas destaca que os municípios, também, precisam sentar à mesa para identificar os problemas, e assim fortalecer as atividades produtivas.

Ainda de acordo com Marinha Raupp, a presença do ministro em Rondônia reflete na necessidade de parcerias com o Ministério de Meio Ambiente, que hoje se encontra ausente no Estado. “Respeitosamente ministro, a gente precisa da presença desenvolvimentista do Ministério do Meio Ambiente em Rondônia. Recentemente estivemos reunidos com o presidente Michel Temer, onde o governador se colocou à disposição para resolver a questão fundiária, em parceria com Incra, através do Programa Terra Legal”.

Marinha tem certeza que a equipe do ministro está pronta para ajudar, mas destaca que os municípios, também, precisam sentar à mesa para identificar os problemas, e assim fortalecer as atividades produtivas.

Para o senador Valdir Raupp, o desmatamento está associado à ocupação ilegal de terras. Em Rondônia mais de 90 mil propriedades estão sem documentos. “Com as terras documentadas, tenho certeza que o desmatamento vai cair. O que falta é a regularização fundiária”, disse.

O ministro Sarney filho falou que a intenção é visitar todos os estados da região e conversar com os governos estaduais e prefeitos. Acredita que o Brasil tem uma dívida para com a região amazônica e que essa dívida precisa, definitivamente, ser resolvida. “Mais do que nunca temos a consciência de que preservar a Amazônia é uma necessidade vital”, completou.
Em seu pronunciamento, o governador Confúcio Moura disse que o Estado vem fazendo sem papel e pediu para que os prefeitos sejam mais atrevidos em relação aos incentivos fiscais. Os prefeitos ouviram do governador a recomendação para aproveitar os técnicos que acompanharam os ministros e exaltou a relevância de cada membro da comitiva.

Sarney Filho veio a Porto Velho com o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro Raimundo Deusdará Filho, a presidente do Ibama, Suely Araújo, Vicente Andreu Guillo, presidente da Agência Nacional de Águas, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Ricardo Soavinski.

No encontro, foi entregue o diagnóstico do desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas locais. Também foi dada a largada à construção da Unidade Regional de Purus-Madeira, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça mantém prisão de acusado de roubar moto e joias de entregador

Faculdades de Medicina em Rondônia ficam com piores desempenhos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

UBS Pedacinho de Chão amanhece com farmácia fechada

Profissionais da construção civil estão entre os mais vulneráveis a choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança