Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Geral

MEC reconhece sete cursos da FIMCA

Os cursos de Turismo, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Biomedicina da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foram reconhecidos, todos com conceito 4, após o criterioso processo de avaliação levado a efeito parte das comissões de avaliadores do Ministério da Educação e Cultura, órgão regulador responsável pela manutenção e fiscalização da qualidade do ensino na educação brasileira, que realizou visitas “in-loco” para reconhecimento dos cursos mencionados cursos de graduação.

Em avaliações distintas, após verificação das três dimensões da instituição (corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura), além da observação do mercado profissional local e regional, a comissão concedeu reconhecimento aos cursos de Turismo, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Biomedicina da FIMCA. Satisfeito com o reconhecimento, o diretor geral da instituição, Dr. Aparício Carvalho disse que “a conquista é resultado do trabalho, esforço e dedicação de todos que se empenham pela continuação do projeto sério e de qualidade que a FIMCA tem desempenhado em prol do ensino superior no estado de Rondônia”.
Baseando-se em uma escala que vai de 1 a 5, o MEC conferiu conceito 4 para todos os cursos avaliados, que para os padrões do MEC significa “Muito Bom”, após análise criteriosa de tudo o que já foi produzido pelos cursos até a presente data.
Os altos conceitos obtidos colocam os cursos de graduação da FIMCA dentre os mais qualificados do Brasil. “O reconhecimento de um curso de graduação é uma etapa muito importante, aguardada com certa ansiedade por toda comunidade acadêmica, porque a partir de então, ele passa a contar com a homologação do MEC”, destacou Aparício Carvalho.
Para o diretor geral da FIMCA esse resultado é significativo não só para a comunidade acadêmica, como também para o município e o estado. “Porto Velho ganha, e Rondônia também, porque consolidam a oferta de cursos de altíssimo nível, sem que seja necessário, por parte do discente, ter que se deslocar até grandes centros do Brasil para cursar uma faculdade séria, de qualidade, em franca expansão e que conte com o respeito e o reconhecimento do mercado. Ganham também nossos acadêmicos, porque, agora, ao término do curso, terão em mãos mais que um diploma de peso, mas também, a bagagem de experiências e conhecimentos necessários para o desempenho, em nível de excelência, de suas atividades profissionais”, concluiu Aparício Carvalho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Programa estadual garante café da manhã gratuito em Porto Velho, a partir de segunda-feira

Último Domingão da CDL de 2025 acontece neste domingo na avenida 7 de setembro

Energisa restabelece energia em Vila Calderita

Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições