Medicina da São Lucas reúne acadêmicos em Extensão Universitária
O Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas reuniu os acadêmicos do curso em atividades de extensão universitária na cidade de Monte Negro, interior rondoniense. Resultado de parceria envolvendo a Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto de Ciências Biomédicas de Monte Negro, a Prefeitura do Município e a Faculdade São Lucas, o evento antecipa o início do ano letivo. A extensão universitária, realizada no período de 12 a 16 deste mês, envolveu ainda acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Os acadêmicos conheceram o Instituto de Ciências Biomédicas da USP em Monte Negro, apresentado pelo Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, fundador do ICB5 e coordenador do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas.
As atividades foram desenvolvidas em período integral, incluindo a realização de 200 consultas, 20 biópsias e procedimentos cirúrgicos simples. A maioria dos pacientes era procedente das cidades de Buritis, Campo Novo, Ariquemes, Monte Negro e Cacaulândia. A diversidade de patologias e a grande freqüência de casos com doenças infecciosas (hanseníase, tuberculose, hepatites, aids e micoses profundas) marcou o atendimento. Após as atividades da tarde os alunos reuniam-se para um balanço dos casos interessantes do dia, bem como a discussão de um caso clínico apresentado pelo Professor Doutor Luís Marcelo, com avaliação de hipóteses diagnósticas, quadro clínico, diagnóstico diferencial e tratamento. Durante as reuniões foi feito o esboço do projeto de elaboração do Guia Ambulatorial Básico de Urgências e Emergências Clínicas, sob a coordenação acadêmica dos alunos Fábio Roza (Faculdade São Lucas) e Cláudio Pilon (Unir).
A Extensão Universitária 2009 foi avaliada pelos alunos como positiva, visto que, além de contar com um diferencial para a formação do currículo e aprimorar a relação médico-paciente, puderam ver, na prática, que a medicina pode e deve ser praticada e ser altamente resolutiva, com uma formação médica generalista, mesmo sem a posse de tecnologias avançadas.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida