Mês do Orgulho LGBTQIAPN+: programação em Porto Velho tem rodas de oficinas, cultura e festa
Julho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não-binários e outras identidades e orientações). A campanha celebra a evolução dos direitos sociais de pessoas enquadradas nas siglas e também combate o avanço do preconceito. Em Porto Velho, as programações voltadas para este momento começam neste sábado (24).
De acordo com o Coletivo Somar e a Ptzão, entidades organizadoras do evento, serão seis dias de atividades, das mais diversas composições, com festas, exposições e oficinas.
Neste sábado acontece o “Orgulho Com Local: A Festa”. O evento será realizado em uma boate das 22 horas às 5 horas. No domingo (25), a programação segue com a “Exposição Artística: Não Rotule”, realizada no Skate Park, das 15 horas às 18 horas, em Porto Velho.
De acordo com a representante da Ptzão, Rafaela Correia, o objetivo é ocupar espaços.
“A ideia é furar um pouquinho a bolha e sair dos espaços já ocupados pela comunidade LGBTQIAPN+, então queremos estar nas praças, espaços públicos, para que quem estiver passando, consiga aproveitar, participar, interagir com gente. O projeto é feito pela comunidade, mas que é pra cidade”, explicou Rafaela.
A programação descansa na segunda-feira e na terça (27) retorna com a “Oficina Online: Introdução a Design”, onde terá palestra voltada para o tema. O endereço do evento será via Google Meet, das 20 horas às 22 horas.
Na quinta-feira (29), às 17 horas, no Audicine do Sesc Esplanada, acontece o “II Simpósio LGBTQIAPN+ - Empregabilidade”. O evento vai discutir a diversidade e inclusão no mercado de trabalho rondoniense.
O “Orgulho no Museu: Oficinas” acontece na sexta-feira (30), no Museu da Memória Rondoniense, com oficinas de jogos teatrais (das 9 horas às 12 horas) e maquiagem drag (das 14 horas às 17 horas).
A programação finaliza com o “Sarau do Orgulho”, no sábado (1), na Casa de Cultura Ivan Marrocos. O tema do evento deste ano é: a Cultura Como Ativismo de Stonewall (NYC/EUA) e Camaleão (PVH/BRA). A atividade acontece das 17 horas às 22 horas e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.
“Todos esses eventos têm o objetivo de interagir, socializar, trocar experiências e trazer visibilidade para a comunidade”, finalizou Rafaela.
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará