Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Mês do Orgulho LGBTQIAPN+: programação em Porto Velho tem rodas de oficinas, cultura e festa

Julho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não-binários e outras identidades e orientações). A campanha celebra a evolução dos direitos sociais de pessoas enquadradas nas siglas e também combate o avanço do preconceito. Em Porto Velho, as programações voltadas para este momento começam neste sábado (24).

De acordo com o Coletivo Somar e a Ptzão, entidades organizadoras do evento, serão seis dias de atividades, das mais diversas composições, com festas, exposições e oficinas.

Neste sábado acontece o “Orgulho Com Local: A Festa”. O evento será realizado em uma boate das 22 horas às 5 horas. No domingo (25), a programação segue com a “Exposição Artística: Não Rotule”, realizada no Skate Park, das 15 horas às 18 horas, em Porto Velho.

De acordo com a representante da Ptzão, Rafaela Correia, o objetivo é ocupar espaços.

“A ideia é furar um pouquinho a bolha e sair dos espaços já ocupados pela comunidade LGBTQIAPN+, então queremos estar nas praças, espaços públicos, para que quem estiver passando, consiga aproveitar, participar, interagir com gente. O projeto é feito pela comunidade, mas que é pra cidade”, explicou Rafaela.

A programação descansa na segunda-feira e na terça (27) retorna com a “Oficina Online: Introdução a Design”, onde terá palestra voltada para o tema. O endereço do evento será via Google Meet, das 20 horas às 22 horas.

Na quinta-feira (29), às 17 horas, no Audicine do Sesc Esplanada, acontece o “II Simpósio LGBTQIAPN+ - Empregabilidade”. O evento vai discutir a diversidade e inclusão no mercado de trabalho rondoniense.

O “Orgulho no Museu: Oficinas” acontece na sexta-feira (30), no Museu da Memória Rondoniense, com oficinas de jogos teatrais (das 9 horas às 12 horas) e maquiagem drag (das 14 horas às 17 horas).

A programação finaliza com o “Sarau do Orgulho”, no sábado (1), na Casa de Cultura Ivan Marrocos. O tema do evento deste ano é: a Cultura Como Ativismo de Stonewall (NYC/EUA) e Camaleão (PVH/BRA). A atividade acontece das 17 horas às 22 horas e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

“Todos esses eventos têm o objetivo de interagir, socializar, trocar experiências e trazer visibilidade para a comunidade”, finalizou Rafaela.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado

Prefeitura participa de reunião na DPU para alinhar atendimento à população migrante