Rondônia, 11 de maio de 2024
Geral

MESMO COM PÉSSIMOS SERVIÇOS, CERON VAI AUMENTAR CONTA DE ENERGIA DE CONSUMIDORES EM 10,43%

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira, o reajuste tarifário anual da Centrais Elétricas de Rondônia - CERON. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores será de 10,60% (10,43% para residências) e valerão já a partir de 30 de novembro. A ANEEL não sabe que a prestação de serviços da empresa é um dos piores do norte brasileiro. Não há um único dia em que bairros inteiros ficam sem o fornecimento de energia e as entidades que poderiam exigir respeito aos consumidores nada fazem. O desrespeito é tão grande que o call-center para reclamações fica no Rio de Janeiro. Consumidores de baixa renda terão impacto de 9,42%.

De acordo com a ANEEL, os percentuais de reajuste da distribuidora refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos Sistemas Isolados*.
Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Bairro da Capital está sem energia há mais de 15 horas; atendentes do Rio nada fazem

CADÊ O MP: Ceron não atende emergências e transforma Rondônia em caos

Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa acontece neste fim de semana, em Porto Velho

Criminoso que abusava sexualmente de três filhas é condenado pelo TJRO a 61 anos de prisão