Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Mesmo sem Prefeitura injetar recursos públicos, Carnaval de rua está mantido, diz Funcultural

A decisão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) em não repassar recursos públicos para escolas de samba, não afeta o Carnaval de rua de Porto Velho, informou o presidente da Fundação de Cultura (Funcultural), Ocampo Fernandes, após reunião com os diretores de blocos, “que sairão normalmente”.

Sem os recursos da Prefeitura, as escolas de samba, segundo apurou o jornal devem cancelar o desfile deste.

Na cidade, existem 16 bloco, afirma a Prefeitura. “Eles comercializam abadás e, com o dinheiro arrecadado, bancam os custos, como sempre ocorreu”, afirmou Ocampo.

Baile mantido

Segundo explicou o diretor de patrimônio cultural da Funcultural, Altair Santos, a Prefeitura vai continuar garantindo o espaço e logística, como apoio no percurso com sinalização. “Cada bloco contrata sua estrutura, seu material de segurança”, disse.

Por outro lado, o Baile Municipal, está mantido para o dia 16 de fevereiro, no Mercado Cultural.

Na tarde de segunda-feira (7), representantes de seis blocos de rua participaram de reunião na Funcultural, para prestar apoio a Ocampo Fernandes em relação à decisão adotada pelo prefeito Hildon Chaves, de não liberar recursos para as agremiações carnavalescas.

Comerciantes - MP

Na reunião, foram discutidas ainda questões referentes às reclamações feitas ao Ministério Público do Estado (MP), por parte dos comerciantes e moradores dos corredores onde desfilam os blocos do Areal, do Mocambo, da Pinheiro Machado e da zona Sul. Eles (comerciantes) querem que a festa encerre mais cedo, por volta das 3h da manhã. Alguns blocos chegam a amanhecer o dia. O MP está ouvindo empresários e representantes dos blocos para chegar a um acordo.

Os comerciantes da Zona Sul, em especial, fizeram um abaixo-assinado ao MP para que as ruas daquela região não sejam fechadas para os ensaios dos blocos Jatuarana Sul, Furacão e Leva Eu. “Deixando claro que os comerciantes não são contra a realização do carnaval, eles apenas não concordam com o fechamento da avenida para o pré-carnaval”, acentuou o presidente da Funcultural.

Alternativa

Para solucionar a questão dos ensaios (pré-carnaval), a Funcultural deu duas opções de espaço: o Parque dos Tanques e o Mercado Cultural. A maioria optou pelo Mercado Cultural, que já tem estrutura, é no centro da cidade e a área é cercada por grades. “Esta foi a melhor decisão adotada por eles”, declarou o presidente.

Além da administração da Funcultural, participaram da reunião os blocos Areal Folia, Até que a Noite Vire Dia, Vai e Volta, Banda do Vai Quem Quer, Murupi e Jatuarana Sul.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeito de Porto Velho não vai repassar recursos para o Carnaval 2019

Em reunião com prefeito, governador também garante que não apoiará Carnaval

Carnaval sem dinheiro público

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia