Meta da Semusa é vacinar mais de 115 mil pessoas do grupo de risco contra a gripe em Porto Velho

A abertura da campanha nacional de combate a gripe, em Porto Velho, aconteceu nesta quarta-feira (10/4), na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Piana, zona norte da capital.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, a meta é vacinar 100% do grupo prioritário, que corresponde a 116.150 pessoas.
“Ninguém que faz parte desse grupo prioritário pode ficar de fora. Para isso, nossa equipe passou por uma capacitação, para atender, da melhor forma, a população, em todas as unidades da zona urbana e rural”.
Fazem parte do grupo prioritário: crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, mulheres gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, apenados, funcionários do sistema prisional, idosos e portadores de doenças crônicas (com comprovação médica).
A gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, faz um alerta importante: “Professores e profissionais de saúde têm que comprovar, através de uma carteira profissional, que exercem a função. Os doentes crônicos, que já são da nossa rede, não precisam de comprovação médica, mas devem procurar a unidade em que são cadastrados”.
Na UBS Osvaldo Piana, a gerente da unidade reservou uma sala para vacinar os idosos e gestantes, separados das crianças. “Como os idosos são os primeiros a procurar a vacina e, para que não fiquem esperando, assim como as gestantes, nós preparamos um esquema diferenciado para atendê-los”, disse Andrea de Freitas, gerente da UBS.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes