Ministério Público de Contas encontra 940 caixas de material vencido durante fiscalização na Fhemeron

O Ministério Público de contas de Rondônia (MPC-RO) realizou uma visita-surpresa, na quinta-feira (9), à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Porto Velho, para verificar a falta de insumos na unidade.
A ação coordenada pela procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, acompanhada de assessores, ocorreu após o órgão receber denúncia informando que estariam faltando insumos básicos para o funcionamento daquela unidade de saúde, acarretando, consequentemente, na perda de doações de sangue à fundação.
Além de conhecer os processos relacionados à coleta, triagem, processamento, transporte e armazenamento de sangue, a procuradora Érika Saldanha ainda visitou o almoxarifado da entidade para conhecer a real situação de seu estoque de insumos (bolsas, tubos, luvas, entre outros).
Apurou-se, ainda, extrema fragilidade nos controles de estoque, que são totalmente manuais e feitos por um único servidor o que acaba por facilitar extravios, perdas por vencimentos e, principalmente, a falta de insumos.
Além disso, o MPC deparou-se com montanhas de caixas contendo tubos de hemólise (cerca de 940 caixas), com prazo de validade vencido, o que desafia providências para apurar responsabilidades.
Tudo o que foi levantado durante a visita-surpresa – incluindo informações e dados coletados e registros fotográficos feitos – servirá como subsídio para notificação a ser expedida pelo Ministério Público de Contas, além de outras possíveis medidas.
Veja Também
Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional
Rio Madeira atinge 16,75 metros e fica a 25 cm da cota de inundação em Porto Velho
Vídeo: nível da água na BR-425 baixou nos primeiros dias do mês, mas subiu novamente
Justiça do Trabalho garante direito a teletrabalho para bancário com filha autista