Ministério Público discute Orçamento Participativo
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAO-PPA), realiza na próxima segunda-feira (28), a partir das 8 horas, no auditório do edifício-sede da Instituição, o Seminário Orçamento Participativo: Gestão Pública e Controle Social. O encontro será realizado em parceria com a Ada Açaí, uma organização não governamental que vem desenvolvendo atividades de conscientização e fortalecimento do controle sobre o orçamento público no território Madeira-Mamoré, que envolve os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
O encontro vai ser aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira e contará com a participação do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho; do presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), José de Abreu Bianco prefeito de Ji-Paraná-, do Promotor de Justiça João Francisco Afonso diretor do CAO-PPA e do coordenador da Ada Açaí, Emanuel Meirelles.
Eles debaterão temas como a importância da transparência no Orçamento Público; os municípios de Rondônia e o Orçamento Participativo; o papel do Ministério Público no controle do Orçamento; e a Ada Açaí e o controle social do Orçamento Público. Às 10h30, a representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Porto Velho, Iluska Lobo, fará uma palestra sobre Participação do Controle Social do Orçamento Público.
O seminário prossegue à tarde, a partir das 14 horas, com uma mesa redonda sobre Experiências de Orçamento Participativo com a participação do chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Planejamento de Porto Velho, Boris Alexander, abordando o tema O orçamento Participativo em Porto Velho, e a analista de Desenvolvimento de Sistema da Prefeitura de Ipatinga (MG), Luzineth Farias Alves, expondo sobre O Modelo de Orçamento Participativo do Município de Ipatinga. Das 17 às 17h30 será realizada uma oficina para balanço do seminário e estratégias para o desenvolvimento do Orçamento Participativo nos municípios de Rondônia.
Veja Também
Selemed leva o título do campeonato de futebol soçaite do Sindeprof 2024
Recesso administrativo de servidores da Prefeitura de Porto Velho é suspenso
Prefeitura de Porto Velho conquista prêmio nacional com o trabalho de "Vacinação Sem Fronteira"
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo