Rondônia, 24 de dezembro de 2024
Geral

Moradores bloqueiam Estrada do Belmont em Porto Velho

Barricada impede fluxo de veículos na Estrada do Belmont (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)

Cansados de pedir melhorias para o Bairro Nacional e não serem atendidos, os moradores resolveram fechar a Estrada do Belmont nesta segunda-feira (23) em Porto Velho. Segundo os manifestantes, a via só deve ser liberada após representantes das secretarias de Saúde e Educação e ainda do DER comparecerem ao local.

A Estrada do Belmont, no Bairro Nacional, é rota diária de veículos de carga, como carretas e caminhões, que vão abastecer ou descarregar mercadorias nas empresas de transporte localizadas à margem do Rio Madeira. Com o bloqueio, um grande congestionamento se formou desde a Avenida Imigrantes.

Francisco Apodi, presidente da associação de moradores do bairro, explica que já tentou de diversas formas solicitar melhorias para o bairro, mas não tem conseguido retorno. “A estrada está intransitável, o posto de saúde abandonado desde o ano passado, não temos médicos, dentistas, pediatras, remédio, não tem carro. O Bairro Nacional está 100% apagado, somente essa (via) principal está acesa. Há 30 anos nós lutamos para ter uma creche e não temos, isso é uma vergonha”, diz o presidente.

Ainda conforme Apodi, vários ofícios já foram encaminhados para os órgãos responsáveis solicitando melhorias na região. “Eu tive uma reunião com o MP e a promotora falou que o Bairro Nacional era pra ser o melhor bairro de Porto Velho. São R$ 150 milhões que as empresas pagam por mês ao poder público. Então, por que o governador não manda fazer a estrada, faz um posto de saúde, dá segurança pro bairro?”, questiona.

A via foi fechada por volta das 8 horas desta segunda-feira. Após um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes liberaram a passagem de algumas carretas, mas assim que diminuir a fila eles voltam a fechar.

Com o bloqueio da Estrada do Belmont, formou-se um grande congestionamento (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)
Um acordo entre PRF e manifestantes liberou a pista temporariamente (Foto: Francisco Abreu/RONDONIAGORA)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Após cinco dias sem energia, moradores fecham Estrada do Belmont em Porto Velho

Prefeitura conclui recuperação de 10 km da estrada do Belmont

Motoristas e moradores reclamam de lama, buracos e prejuízos na Estrada do Belmont

Após um ano, trecho que desabou na Estrada do Belmont continua sem manutenção