Moradores dos distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão pedem reabertura de estrada
Uma comissão de mais de 15 pessoas, formada por moradores, produtores rurais e monitores do Parque Estadual Guajará-Mirim esteve reunida com o secretário da Casa Civil, Joarez Jardim, na manhã desta quarta-feira. Eles vieram pedir ajuda para a reabertura da estrada que passa pelo Parque Estadual, que foi interditada por uma Liminar Federal de 2004.
Segundos eles, as famílias de Nova Dimensão e Jacinópolis, distritos de Nova Mamoré estão tendo dificuldades para escoar a produção e receber assistência médica. Para chegar aos dois distritos percorre-se 780 quilômetros, passando por Ariquemes. Sendo que essa distância pode ser encurtada pela passagem dentro do Parque, que são apenas 9 mil e 800 metros de estrada. Nossa situação não está nada boa, mesmo porque o prefeito de Nova Mamoré disse que não vai mais atender os distritos que ficam além do Parque. Inclusive uma pessoa morreu por que a assistência médica demorou a chegar no local, desabafa Lacir Gomes Dias, administrador de Nova Dimensão.
O chefe da Casa Civil ouviu atentamente a reivindicação dos representantes dos dois distritos e se prontificou em ajudar. Se dependesse do governo do estado, as nossas máquinas entram amanhã lá para resolver esse problema de viabilidade, mas esbarramos nessa Liminar Federal. Faz três anos que o governo quer reabrir essa estrada, como não é questão do estado, ficamos com as mãos atadas, dependendo dessa autorização ambiental. Temos todo o interesse em ajudar no que for preciso para criar uma esturtura para a abertura da estrada, acrescentou Joarez Jardim.
O secretário entrou em contato com o procurador geral do estado Abdiel Ramos para buscar um entendimento sobre o assunto. O procurador que retorna das férias na semana que vem, ficou de marcar uma reunião entre a procuradoria do Meio Ambiente, o secretário da Casa Civil e a Comissão para resolver o impasse. A reunião deve acontecer no início do mês de março.Os próprios monitores do Parque que estão preocupados em preservar o meio ambiente são favoráveis a abertura dessa estrada, mas só para carros de carga leve, ambulância e ônibus para o transporte de estudantes. Buscamos um entendimento para evitar que os produtores e famílias bloqueiam a BR 425 como ocorreu no ano passado. Uma situação complicada que só foi resolvida após o estado intervir no assunto, finaliza Jardim.
Veja Também
Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição
Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara
Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho