Moreira Mendes inicia viagem a Taiwan
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) iniciou no domingo uma viagem de 13 dias ao continente asiático. Ele foi convidado pelo Governo de Taiwan país localizado na região Sudoeste da China - para acompanhar, na condição de observador internacional, as eleições presidenciais, que acontecerão na próxima sexta-feira, 22. Na oportunidade, será escolhido o novo Parlamento taiwanês. Esta é a segunda vez que Moreira Mendes visita Taiwan. O retorno ao Brasil se dará no próximo dia 29.
Taiwan, antiga ilha de Formosa, ou China Nacionalista - cuja capital é Taipe, é um país altamente desenvolvido, com quem o Brasil não mantém relações diplomáticas por causa da China Comunista. Moreira Mendes lembra que o país possui a terceira maior reserva cambial do mundo (cerca de 1 trilhão de dólares), é grande exportador de conhecimento e avançadíssimo na tecnologia da comunicação. Prova disso é que o grande capital de conhecimento da China comunista, hoje, é oriundo de Taiwan.
É um convite muito honroso, porque vai me possibilitar prospectar negócios para o Estado de Rondônia. Vou manter conversações com empresários, com o governo, buscando recursos para serem aplicados tanto na iniciativa privada quanto no poder público, afirma o deputado. Ele antecipa que, na oportunidade, estará apresentando alguns projetos de entidades rondonienses em busca de parceria com o governo local. Espero voltar com alguma coisa concreta para o nosso estado, que precisa tanto de capital externo, de tecnologia e de recursos.
Além de poder obter mais informações sobre o desenvolvimento econômico, cultural e social de Taiwan, Moreira Mendes ressalta que observar de perto as eleições presidenciais daquele país será uma experiência extremamente importante. Vamos conhecer um novo sistema de eleição, o sistema de apuração deles e fazer uma comparação com o nosso modelo da urna eletrônica. O deputado acrescenta que será, também, uma oportunidade de atestar que os taiwaneses são um povo verdadeiramente democrático e que trata essa questão (das eleições) com muita responsabilidade.
Moreira Mendes viajou acompanhado do deputado Régis de Oliveira (PSC-SP).
Veja Também
Confira calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia
Bradesco é condenado a pagar R$ 100 mil por discriminação salarial em Porto Velho
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré
Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado