Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

MP ajuíza ação contra ex-secretário de Justiça

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Defesa do Patrimônio Público, ajuizou ação civil pública contra o ex-secretário de Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro, por irregularidades na contratação de empresa para fornecimento de refeições para os presídios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

O fato ocorreu em 2006, quando Gilvan Ferro, então secretário de Estado da antiga Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, atual Sejus, rescindiu unilateralmente o contrato com a empresa R. B. Da S. Pinheiro, regularmente contratada por meio de processo licitatório para fornecimento de refeições aos presídios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, contratando uma nova empresa, a Larynutri Comércio de Alimentos -ME, sem processo de licitação e sem obedecer vários trâmites da Lei 8.666/93 (Lei das Licitações e dos Contratos Públicos), a exemplo da falta de empenho da despesa realizada.

Análise do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, concluiu haver indícios de fraude na cotação dos preços que originaram a contratação da empresa Larynutri, haja vista que as cotações de preços foram efetuadas em empresas não sediadas nos município onde o serviço seria prestado, com exceção da empresa contratada.

O Promotor de Justiça Alzir Marques Cavalcante Júnior pede que, decidindo o Juízo pelo recebimento da inicial, que a ação seja julgada procedente e sejam aplicados aos réus as sanções previstas no artigo 12, inciso II da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6