MP AVANÇA EM INVESTIGAÇÕES SOBRE SITUAÇÃO DO TRÂNSITO DA CAPITAL
O Ministério Público de Rondônia vai acompanhar o cumprimento do cronograma de obras para melhorar o trânsito de Porto Velho, apresentado na manhã desta quinta-feira (30/7) pela secretária municipal de Trânsito, Fernanda Moreira, durante reunião na sede da Instituição. De acordo com o Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, da 5ª Promotoria do Patrimônio Público e da Defesa da Probidade Administrativa, esse acompanhamento será feito por uma comissão formada por técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Sindicato dos Engenheiros.
A convocação do Ministério Público para que o município apresentasse os projetos na área de trânsito foi motivada pelo grande número de acidentes com vítimas nas ruas da Capital, o que gerou a abertura de um procedimento investigatório pela Promotoria.
Durante a explanação da secretária municipal de Trânsito sobre o planejamento estratégico para o trânsito em Porto Velho, alguns pontos chamaram a atenção do Promotor de Justiça Geraldo Henrique. Uma delas foi a informação de previsão de contratação imediata de 50 agentes de trânsito e mais 80 vagas para cadastro de reserva, por meio de concurso público anunciado pela Prefeitura. O promotor declarou que considera esse número subdimensionado diante do crescimento da frota de veículos na cidade e pretende intervir para que sejam imediatamente disponibilizadas todas as vagas previstas. Ele também criticou a falta de planejamento para atender o crescimento da cidade, já que há mais de cinco anos havia a previsão de construção das hidrelétricas e o aumento da demanda no trânsito na cidade.
A convocação do Ministério Público para que o município apresentasse os projetos na área de trânsito foi motivada pelo grande número de acidentes com vítimas nas ruas da Capital, o que gerou a abertura de um procedimento investigatório pela Promotoria.
De acordo com a secretária Fernanda Moreira, a frota em Porto Velho teve um crescimento de 18% nos últimos anos, mas o sistema viário da cidade não sofreu qualquer modificação. Porto Velho é, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), a capital campeã de mortes no trânsito. O número de acidentes na capital saltou de 3.537 em 2005 para 8.200 em 2008, e o número de vítimas fatais no mesmo período pulou de 105 para 124. Os cruzamentos com maior número de acidentes de trânsito são o da rua Alexandre Guimarães com Rio Madeira, que registrou 19 acidentes; Rio Madeira com Rio de Janeiro, com 18; e 7 de Setembro com Rogério Weber, com 17.
A secretária de Trânsito informou ainda que o consórcio responsável pela Usina de Jirau deverá repassar R$ 2,1 milhões para sinalização e R$ 1,5 milhão para modernização semafórica. Já o grupo de investidores da Usina de Santo Antônio deverá ficar responsável pela liberação de recursos para elaboração do Plano Viário da Capital.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes