MP de Rondônia promove encontro com entidades parceiras sobre o combate à exploração do trabalho infantil

A próxima segunda-feira (12) é marcada pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e o Ministério Público de Rondônia realizará no auditório da sede, durante toda a manhã, um evento reunindo representantes de órgãos envolvidos com o tema no estado, principalmente na orientação a produtores da agricultura familiar sobre medidas contra a exploração infantil no campo.
O grande foco do trabalho é na área rural de Rondônia, mapeando toda a cadeia produtiva do agronegócio, quais são os parceiros, quem tem responsabilidade, onde contam MP-RO, MPT, TRT, secretarias de estado voltadas para o trabalho no campo, além das municipais envolvidas com o segmento, e ainda quem financia o agronegócio.
No evento de segunda-feira, haverá um médico do trabalho explanando sobre os malefícios decorrentes do trabalho infantil. “Teremos ainda o reconhecimento de algumas empresas que participaram do projeto ‘Se a vida ensina, eu sou aprendiz’, que é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e MP estadual, Juizado da Infância, onde adolescentes em situação de risco, envolvidos ou não em atos infracionais, foram encaminhados para o mercado de trabalho como aprendizes, chegando em pouco mais de um ano a encaminhar quase 500 adolescentes”, conta o promotor.
O grande foco do trabalho é na área rural de Rondônia, mapeando toda a cadeia produtiva do agronegócio, quais são os parceiros, quem tem responsabilidade, onde contam MP-RO, MPT, TRT, secretarias de estado voltadas para o trabalho no campo, além das municipais envolvidas com o segmento, e ainda quem financia o agronegócio.
“Por exemplo, um técnico da Emater ou da Idaron, ao fazer o trabalho dele, ele também pode ter um olhar social, identificando crianças que trabalham no campo e estão sem escola, e aí comunicar à secretaria municipal de educação local para que tome providências. Se o caso é dessa criança estar passando necessidades, ele deve comunicar a secretaria de assistência social. Enfim, perceber onde existe uma prática que pode não ser classificada como trabalho infantil, mas pode ser prejudicial à formação daquela criança. E aí já orientar os agricultores, os pecuaristas, porque a grande incidência do trabalho infantil hoje em Rondônia está na área rural, em especial em assentamentos e na agricultura familiar”, declarou Tessila.
Um comitê foi formado para o projeto ‘Vulnerabilidades’, partindo a ideia do MP-RO, que foi aceita pelo governador Confúcio Moura, e nas reuniões periódicas diversas entidades envolvidas pactuam ações e adotam as medidas respectivas. Ainda segundo o promotor, a única fonte de dados sobre os registros de trabalho infantil é o Disque 100, onde ele avalia que entre 20 denúncias, uma deles tem uma situação de trabalho infantil.
“O que nós avaliamos é a exploração. Neste período do ano, estamos na colheita da safra de café, e é comum as crianças não irem para escola para ajudar os pais, e ainda os responsáveis por essas crianças ainda querem que a escola se ajuste ao ciclo de produção deles. Aí não pode. Em região de bacia leiteira também acontece de as crianças até irem à escola, mas quando chegam lá elas dormem, porque acordaram de madrugada para ajudar a tirar leite. O pai pode ensinar o ofício para o filho? Pode e deve, mas a partir do momento em que a criança passa a desempenhar um papel fundamental para a geração de renda na família, é um trabalho infantil”, explica o promotor.
Quanto a penalidades para as situações citadas, o promotor do MP de Rondônia diz que o trabalho a princípio é de orientação, e que as penalidades existem em medidas extremas, o que se acontecer é possível que, perante a Justiça, os pais percam a guarda da criança diante de situação de exploração do trabalho infantil.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix