MP determina que Semfaz retire barracas instaladas na frente do HB
Atendendo determinação do Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) vai retirar as barracas de alimentos da frente do Hospital de Base (HB). Os pequenos comerciantes já estão sendo notificados e terão até o dia 14 de janeiro para deixarem o local. De acordo com a determinação do MP, as barracas cobertas de lona instaladas em frente à unidade de saúde deveriam ser deslocadas de imediato, mas a Prefeitura concedeu um prazo para os feirantes.
Nesta semana foi realizada uma reunião no MP para tratar do assunto, com a presença dos comerciantes; do diretor do HB, Amado Rahal; e do secretário de Fazenda, Wilson Correia. A reunião foi convocada pela promotora de Justiça, Consumidor e Saúde, Emília Oiye. A solicitação junto ao MP para retirar as barracas foi do próprio diretor do hospital.
Amado Rahal destaca em sua solicitação o aumento da proliferação de ratos e baratas no HB e o receio de contaminação, uma vez que os barraqueiros usam a estrutura da unidade de saúde, a exemplo dos banheiros. Alguns comerciantes estão na área há cerca de 15 anos.
Rahal estuda a possibilidade de construir barracas padronizadas para instalar alguns desses comerciantes. Inicialmente, segundo ele, será feito o calçamento da área em frente à unidade de saúde - em seguida seriam construídas as barracas.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes