Rondônia, 19 de janeiro de 2026
Geral

MP discute problemas na área da saúde, educação e atendimento ao idoso

O Censo Educacional que será realizado pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação), no dia 19 de novembro, das 8 às 13 horas, no bairro Areal, foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do Grupo Estadual de Promotores e Procuradores de Direitos Humanos (GEDH), realizada em outubro, na sede do MP-RO, em Porto Velho.



Ministério Público Acessível

A diretora do CAOP-Educação, Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, explicou que a partir da experiência do MP de Sergipe para combater a evasão escolar, chegou-se à redução da violência na comunidade com a implantação e funcionamento de uma escola no bairro. Em Rondônia, o Censo Educacional vai começar pelo bairro Areal, mas o objetivo é trabalhar em todo o ano de 2012 para que em 2013 se alcance a inclusão de quase 100% das crianças na rede pública de ensino.

Ministério Público Acessível

Outro assunto discutido na reunião foi o projeto “Ministério Público Acessível” para garantir a plena acessibilidade às pessoas com deficiência dentro de cada prédio de Promotoria de Justiça da capital e interior do Estado. Foi discutida ainda a segunda meta da Comissão “Idoso com Dignidade” relativa às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), para elaboração de um questionário/ficha de admissão a ser adotado por cada instituição de abrigamento quando do ingresso do idoso. Dentre os problemas apontados estão a falta de documentação de alguns idosos e o recebimento de suas aposentadorias ou benefícios por terceiros, os quais com a aquisição de produtos de primeira necessidade ficam totalmente sem recursos financeiros.

Outro assunto de pauta da reunião foi o trâmite de 400 pedidos de reconhecimento de terras feitos por comunidades quilombolas a fim de legalizar áreas ocupadas em todo o Brasil. Tendo em vista a necessidade de acompanhar todas essas concessões, os Ministérios Públicos Estaduais vão se reunir para debater o trabalho a ser efetuado em encontros regionais, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá disponibilizar os dados de cada região. Também estiveram na pauta de reunião do GEDH o trabalho infantil, a violência doméstica e, saúde mental.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça mantém prisão de acusado de roubar moto e joias de entregador

Faculdades de Medicina em Rondônia ficam com piores desempenhos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

UBS Pedacinho de Chão amanhece com farmácia fechada

Profissionais da construção civil estão entre os mais vulneráveis a choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança