Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

MP divulga dados que apontam aumento da violência sexual contra criança

Os números da escalada da violência em Rondônia foram apresentados nesta quinta-feira (20) em entrevista coletiva concedida pelo Ministério Público de Rondônia, que realiza no próximo sábado (22) a Marcha pela Vida, mobilização de sensibilização por uma cultura de paz. A iniciativa traz como uma de suas justificativas o crescente envolvimento de jovens com drogas e o aumento de crimes contra os segmentos mais vulneráveis da sociedade. A violência sexual contra criança e adolescente ilustra bem esse cenário. Só em Porto Velho, esse tipo de crime teve aumento de 100%, saltando de 306 casos em 2009 para 636 em 2010, de acordo com dados do Projeto Girassol.



Durante o encontro com a imprensa, o MP expôs o aumento de denúncias oferecidas em inquéritos: 9.787 em 2009 contra 10.336 em 2010. A previsão é de que os dados sigam crescendo, já que análise preliminar indica que até junho deste ano o Ministério Público já ofereceu 5.152 denúncias.

Na ocasião, o Ministério Público também apresentou números do Disk 100, serviço nacional de denúncia de violência contra o público infanto-juvenil. Os dados divulgados revelam negligência e omissão dos pais no dever de proteger as crianças como o crime de maior registro, com 33% do total de informes. O abuso sexual é responsável por 23% das denúncias. Conforme o serviço, as vítimas dos crimes são, em maior parte, crianças de 12 anos, e os agressores, por sua vez, têm vínculos familiares com as crianças e adolescentes, na grande maioria dos casos.

Durante o encontro com a imprensa, o MP expôs o aumento de denúncias oferecidas em inquéritos: 9.787 em 2009 contra 10.336 em 2010. A previsão é de que os dados sigam crescendo, já que análise preliminar indica que até junho deste ano o Ministério Público já ofereceu 5.152 denúncias.

Ao falar dos índices de criminalidade, a Promotora de Justiça Tânia Garcia lembrou que as drogas têm servido como pano de fundo para muitas situações de violência e conclamou o envolvimento da sociedade com o problema. “É preciso que o Estado, a família e a sociedade organizada se envolvam com a prevenção e o enfrentamento das drogas”, destacou.

Deslocamento para Marcha

A Marcha pela Vida ocorre no próximo sábado (22), com concentração prevista para as 16h, na praça Aluísio Ferreira, onde serão realizadas atividades culturais e artísticas. A caminhada terá como destino a Praça Madeira-Mamoré.

Haverá ônibus coletivos gratuitos com saída dos terminais de alguns bairros para a Praça Aluísio Ferreira, às 15h. O retorno está previsto para as 20h30, com saída da Praça Madeira-Mamoré. Pela empresa Rio Madeira, os ônibus sairão dos terminais dos bairros Cidade Nova, Ulisses Guimarães, Cohab e Conceição (terminal Norte Sul). Pela empresa Três Marias, os ônibus sairão dos bairros Quatro de Janeiro e Esperança da Comunidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema