MP e Polícia civil compartilharão bancos de dados sobre criminalidade
O Ministério Público de Rondônia e a Polícia Civil compartilharão dados da incidência criminal no Estado presentes em suas bases informatizadas, com o objetivo de desenvolver ações integradas de prevenção e combate à prática de condutas ilegais.
O compartilhamento dos dados foi viabilizado por Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições. A cooperação prevê que a Polícia disponibilize informações dos sistemas Infopol e Sisdepol ao Ministério Público. O MP, por sua vez, dará acesso a bancos de dados que armazenem informações referentes à criminalidade, permitindo livre acesso à Polícia.
Pelo termo, Ministério Público e Polícia Civil se comprometem a utilizar as informações acessadas nos respectivos bancos de dados exclusivamente para atender às necessidades de permanente atualização cadastral, em estrita observância aos preceitos constitucionais, à ética e aos direitos e garantias individuais, e de acordo com classificação sigilosa regulamentar.
O acordo, selado ainda durante a antiga administração do Governo do Estado, foi endossado pela atual gestão, que demonstrou interesse em ampliar a cooperação. O Termo foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, pelo diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO-CRI), Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, pelo diretor-geral da Polícia Civil, Túlio Anderson Rodrigues da Costa, e pelo diretor de Informática da Polícia Civil, Fábio Soares Folly.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes