MP expede recomendação para empresas de transportes cumprirem Lei
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, encaminhou recomendação às empresas de transporte coletivo dos municípios de Machadinho e Vale do Anari, para que nos termos do artigo 230, parágrafo 2º, da Constituição Federal e da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garantam o acesso gratuito dos idosos, independentemente de reserva de assentos, exigindo-se apenas o documento de identificação, que comprove idade superior a 65 anos.
O Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga, autor da recomendação, determina, nos termos do artigo 39 do Estatuto do Idoso, que as empresas aceitem qualquer documento pessoal que faça a prova da condição de idoso, abstendo-se de somente permitir a entrada gratuita dos idosos portadores de documentos emitidos por órgãos estaduais ou municipais, geralmente denominados cartão do idoso, passe livre, ou outros.
A partir do recebimento da recomendação, as empresas devem reservar aos idosos 10% dos assentos dos veículos, devidamente identificados com a placa ou outro sinal indicativo. O prazo para o cumprimento dessa determinação será de 30 dias, a contar do recebimento da notificação. Caso as empresas não atendam à recomendação, o Ministério Público tomará as providências legais cabíveis, inclusive com ajuizamento de ação civil pública.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes