Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

MP firma acordos para garantir direitos dos passageiros de embarcações em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, firmou Termos de Ajustamento de Conduta com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Procon, Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), agências de viagens e donos de embarcações para reafirmar os deveres e obrigações das empresas e embarcações que realizam o transporte de passageiros e pequenas cargas e que comercializam passagens.

Entre as cláusulas do termo está a obrigação de os responsáveis por embarcações, juntamente com os vendedores de passagens, providenciarem placas de identificação com o nome da empresa, os valores das passagens, trechos, horários de saída, tempo estimado de viagem e os telefones de reclamações dos órgãos de fiscalização e defesa do consumidor.

As embarcações deverão também providenciar coletes salva-vidas em número equivalente ao de passageiros embarcados, disponíveis em local de fácil acesso. Também deverão fornecer alimentação e condições de habitabilidade aos passageiros durante a viagem, atendendo às boas práticas de higiene e manipulação de alimentos previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As empresas que comercializam passagens também deverão ficar atentas ao limite da capacidade de lugares da embarcação e os valores constantes na tabela de preços, sendo proibido o embarque de passageiros ao longo do trajeto acima da capacidade da embarcação. As empresas proprietárias de embarcações deverão informar, por meio de seus responsáveis, a previsão de partida em caso de atraso e fornecer alimentação adequada aos passageiros quando a interrupção ou o retardamento da viagem ultrapassar quatro horas. Nos bilhetes de passagens deverão constar a informação de que, em caso de sinistro, os consumidores poderão acionar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados pela Embarcação e suas Cargas (DPEM).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência