MP fiscaliza Unidades de Saúde da Zona Sul e da Zona Leste
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, vem efetivando fiscalizações em diversas unidades de Saúde, na Zona Sul e da Zona Leste, a exemplo da Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Saúde Manoel Amorim de Matos. As visitas foram feitas pela Promotora de Justiça da Saúde, Marlúcia Chianca de Morais, nos últimos finais de semanas com o objetivo de apurar possíveis irregularidades e averiguar algumas denúncias encaminhadas pela população ao Ministério Público.
De acordo com a Promotora de Justiça da Saúde, são várias as reclamações a exemplo da falta de médicos, de medicamentos, da longa fila de espera dos pacientes, fatos que devem ser apurados, e principalmente resolvidos. Tal preocupação do Ministério Público advém do fato de que a Constituição prevê a Saúde como direito fundamental e faz menção expressa ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Promotora de Justiça acrescenta, no entanto, que é notório que a simples inserção na Constituição do direito à saúde não materializa um estado de completo bem-estar, sendo imprescindível utilizar e concretizar políticas econômicas e sociais que assegurem o acesso universal e igualitário da população às ações e todos os serviços relacionados à saúde.
Portanto, quando negado o acesso do usuário ao direito fundamental à saúde, seja pela falta do atendimento médico, pela não dispensação do medicamento ou outra irregularidade, cabe à organizações de defesa da sociedade atuarem no sentido de efetivá-lo, sendo o Ministério Público essencial no sentido de atuar como fiscal da lei e de exigir que as omissões sejam sanadas, salienta a Promotora Marlúcia Chianca.E é este o papel do Ministério Público, a defesa da cidadania, principalmente, daqueles que nem sabem que são detentores de direitos. Desse modo, o Ministério Público, ao atuar efetivamente para que a cidadania seja efetivada, através das fiscalizações que a Promotoria da Saúde vem realizando, protege aqueles aos quais o capital não possibilita as chances mínimas de sobrevivência, acentua.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix