Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

MP impetra ações por contratação irregular de servidores

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Apoio dos Promotores de Justiça (GAP), ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Rio Crespo, Geraldo Nicodemus Sanvido Junior, por violação aos princípios da administração pública ao contratar pessoa em caráter emergencial sem necessidade para exercer a função de motorista. O MP apurou que não havia necessidade de tal contratação, uma vez que a administração municipal dispunha de vários motoristas.

Por meio do GAP, o MP também ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Alto Paraíso, Altamiro Souza da Silva; o ex-secretário municipal de Administração e Finanças, Adilson Nunes de Vasconselos, e um ex-funcionário do município, em razão de contratar pessoa sem a prévia realização de concurso público, não sendo caso de contratação emergencial para realizar serviços gerais de assentamento de meio-fio e eliminação de buracos. Ocorre que já havia empresa contratada para realização do serviço, e dela não fazia parte a pessoa contratada sem concurso.

Caso sejam julgadas procedentes as ações, o MP pede que sejam aplicadas aos envolvidos as penalidades previstas no artigo 12, da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa): perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por prazo determinado; pagamento de multa civil e proibição de contratar com o serviço público.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6