Rondônia, 05 de dezembro de 2025
Geral

MP quer que Município promova audiência pública sobre realocação de moradores

O Ministério Público de Rondônia pediu à secretária de Regularização Fundiária de Porto Velho, Fernanda Kopanakis, que promova audiência pública com os moradores do bairro Triângulo para que eles conheçam o projeto que versa sobre a retirada da comunidade do local, que é área de preservação permanente, para outra região. O MP exige transparência na implementação do plano de realocação e entende que a comunidade não pode se manifestar antes de saber detalhes do planejamento do Município para a questão. Caso isso não ocorra, será estudada a viabilidade da propositura de medida cautelar pedindo a paralisação do processo de retirada.

A audiência pública com os moradores deverá ser realizada após a conclusão do projeto, prevista para o dia 30 deste mês. O pedido acerca da audiência, além de outras considerações, foi repassado à secretária na última segunda-feira (9/11), durante reunião com a Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques.

No último dia 4, os membros do MP estiveram reunidos com a comunidade e ouviram queixas sobre “falta de transparência” da Secretaria no andamento do Projeto denominado Igarapé Grande. As reclamações dos moradores são quanto à falta de esclarecimentos sobre a saída das famílias do local e onde serão realocadas. Eles alegaram haver especulação de que cerca de 300 famílias terão que deixar a área para que seja feito um projeto de urbanização. Os moradores apresentaram mapas da área abrangida pelo projeto, mas informaram que não têm certeza sobre o perímetro que será afetado. Por conta desta situação, alguns relataram que não sabem se terão que sair ou não do bairro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ofertas fim de ano Autovema Motors

Justiça Federal manda suspender obras do estado em área disputada no entorno do aeroporto de Porto Velho

Justiça do Trabalho libera funcionamento parcial do frigorífico da JBS após vazamento de amônia em Pimenta Bueno

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364