Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

MP questiona lei municipal que atribuiu nome de estádio a ex-prefeito em Ji-Paraná

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei Municipal nº 437/1992, que denominou o Estádio Municipal com o nome do então prefeito José de Abreu Bianco. Para o Ministério Público, a lei fere regra constitucional que proíbe constar na publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, que subscreve a ação, além de ter havido denominação de obra pública com o nome de agente político vivo – Estádio Municipal “Dr. José de Abreu Bianco – Biancão”, constata-se nos autos que a lei impugnada foi sancionada pelo próprio homenageado, sendo a obra inaugurada no ano de 2002, quando Bianco ocupava o cargo de governador do Estado, motivo pelo qual afronta a regra constitucional de proibição à promoção pessoal de autoridade pública, assim com os princípios constitucionais aplicados à administração pública.

O MP acrescenta que a Lei Federal nº 6.454/1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros públicos, obras, serviços e monumentos públicos proíbe em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a qualquer bem público.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra