Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

MP realiza censo para combate evasão escolar em bairro da Capital

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação), realiza no dia 19 de novembro, das 8 às 13 horas, no bairro Areal, o projeto “Venha pra Escola - Censo Educacional”, desenvolvido em parceria com as Secretarias estadual e municipal de Educação (Seduc e Semed), com o objetivo de identificar pessoalmente aspectos fundamentais relacionados à situação de escolarização quanto ao atendimento escolar, a demanda reprimida e a demanda futura, e proporcionar oportunidade material e igualitária de acesso à educação básica para todos que se encontram à margem dos bancos escolares.



Ele salientou que o projeto do censo escolar vai começar pelo bairro Areal em Porto Velho, e será estendido a todos os bairros da Capital e também ao interior do Estado.

O projeto foi lançando no dia 5 de outubro, no auditório do edifício-sede da Instituição, quando o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, explicou que o censo educacional faz parte de uma ação estratégica do projeto “Venha para Escola”, cuja finalidade é acompanhar, controlar e combater a evasão escolar. “Temos hoje quatro milhões de crianças no País que não têm acesso à escola e que não terão um futuro garantido”, enfatizou Héverton Alves de Aguiar.

Ele salientou que o projeto do censo escolar vai começar pelo bairro Areal em Porto Velho, e será estendido a todos os bairros da Capital e também ao interior do Estado.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, Diretora do CAOP Educação, ao fazer uma explanação sobre o Censo Educacional, explicou que a ação foi baseada num projeto desenvolvido há 11 anos pelo Ministério Público de Sergipe. O bairro Areal foi escolhido para realização do censo em razão de ser um bairro tradicional de Porto Velho.

Os parceiros da iniciativa, as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselho Estadual e Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estão empenhados para que o Censo Educacional alcance bons resultados.

A secretária adjunta de Educação do Estado, Sueli Aragão, declarou que o Estado tem um desafio gigantesco de não só trazer os alunos para as escolas, mas também melhorar a qualidade do ensino. Ela agradeceu ao Ministério Público de Rondônia por propor o projeto de Censo Escolar. A secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, também destacou a importância da parceria entre MP, Estado e Município para buscar melhorias para a educação. Ela anunciou que o município já iniciou o planejamento para Chamada Escolar 2012 e pretende ampliar e construir mais 22 escolas e reformar 20 escolas para atender à demanda de alunos em Porto Velho.

Também estiveram presentes ao lançamento do projeto o Subprocurador-Geral de Justiça, Gilberto Barbosa Batista dos Santos; o Secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, e a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Wanda Fernandes Arruda Braga Brandão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026