MP recomenda ao prefeito de Porto Velho cumprimento de Lei Antinepotismo
O Ministério Público do Estado de Rondônia recomendou ao prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, que cumpra a Lei nº 2.132/2004, que estabeleceu casos de nepotismo no âmbito do Município de Porto Velho.
Embora a lei tenha sido aprovada em março, o prefeito vem se negando a cumpri-la, a pretexto de sua suposta inconstitucionalidade, uma vez que teria ocorrido vício de iniciativa no processo legislativo.
A lei chegou a ser alvo de proposta de ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, mas não houve deferimento de liminar, razão pela qual o dispositivo permanece em plena vigência e gozando de presunção de constitucionalidade.
Para o Promotor Alzir Marques Cavalcante Júnior, que expediu a recomendação, não cabe ao prefeito interpretar a lei e se negar a cumpri-la por entender se tratar de norma inconstitucional. A declaração de inconstitucionalidade é monopólio do Poder Judiciário e, por isso, o Promotor recomendou que a lei seja cumprida até que eventual liminar do Poder Judiciário suspenda a sua aplicação.
Veja Também
JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR PARA PREFEITO MANTER PARENTES NA ADMINISTRAÇÃO DA CAPITAL
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval