Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Geral

MP recomenda ao prefeito de Porto Velho cumprimento de Lei Antinepotismo

O Ministério Público do Estado de Rondônia recomendou ao prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, que cumpra a Lei nº 2.132/2004, que estabeleceu casos de nepotismo no âmbito do Município de Porto Velho.

Embora a lei tenha sido aprovada em março, o prefeito vem se negando a cumpri-la, a pretexto de sua suposta inconstitucionalidade, uma vez que teria ocorrido vício de iniciativa no processo legislativo.

A lei chegou a ser alvo de proposta de ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, mas não houve deferimento de liminar, razão pela qual o dispositivo permanece em plena vigência e gozando de presunção de constitucionalidade.

Para o Promotor Alzir Marques Cavalcante Júnior, que expediu a recomendação, não cabe ao prefeito interpretar a lei e se negar a cumpri-la por entender se tratar de norma inconstitucional. A declaração de inconstitucionalidade é monopólio do Poder Judiciário e, por isso, o Promotor recomendou que a lei seja cumprida até que eventual liminar do Poder Judiciário suspenda a sua aplicação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR PARA PREFEITO MANTER PARENTES NA ADMINISTRAÇÃO DA CAPITAL

Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas

Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro

Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes