Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

MPs, OAB e Procon discutem novas regras do transporte aéreo

As novas regras do transporte aéreo foi discutido na última quarta-feira (26) pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO) e o Ministério Público Federal (MPF) em Porto Velho.

Conforme a Resolução n.º 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas podem cobrar dos passageiros por bagagens despachadas. Participaram da reunião o presidente da CDDD, Gabriel Tomasete, a procuradora da República Gisele Bleggi Cunha, a promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, o coordenador estadual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon), Rui Rodrigues da Costa, e os membros da CDDC Ane Caroline Ferreira dos Santos e Johnny Deniz Climaco.

“A ação visa colher subsídios para avaliação quanto às taxas das bagagens, os abusos cometidos em relação a diferenciação de preços em compras feita via internet ou pessoalmente e também outras situações que colocam o consumidor em desvantagem exagerada, sobretudo, os consumidores do estado de Rondônia que, pela escassez de voos, estão sujeitos também a práticas já identificadas de abusividade”, explica Tomasete.

A iniciativa visa reforçar a campanha “Bagagem sem preço” lançada no ano anterior pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e decorre de articulação da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor da OAB com diversas instituições, como Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON); Associação Brasileira dos Procons (Procons/Brasil); Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec); Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC); Fórum Permanente de Defesa do Consumidor (FPDC); Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon); Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG) e Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal.

União de forças
Ainda na reunião foram abordados outros temas como a Ação Civil Pública movida contra a Eletrobrás (apagões e quedas frequentes), tabelamento de valores dos táxis de Porto Velho, regulamentação do Uber e aumento abusivo do preço da gasolina. “O encontro serviu como oportunidade para selar a união entre as instituições, em atuação conjunta, em defesa do consumidor”, finaliza Tomasete.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6