MPT encontra irregularidades no canteiro de obras de Jirau
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, foi vistoriado na segunda-feira,23, pelo Ministério Público do Trabalho que participa de força-tarefa realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). A finalidade da ação foi verificar a existência de possíveis irregularidades que estejam em desacordo com as normas regulamentadoras do trabalho e possam colocar em risco a segurança, a saúde e os direitos dos empregados em seu ambiente de trabalho.
Na inspeção, o MPT esteve representado pelo procurador do Trabalho Ângelo Fabiano Farias da Costa da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, com sede em Porto Velho/RO, que contou com apoio do servidor Antenor Garcia de Oliveira Junior, especialista em segurança do trabalho. Pela SRTE estiveram em ação os auditores fiscais do Trabalho que integram a força-tarefa: Edgar Ruppert (RO) e Luis Carlos Lumbreras Rocha (RJ).
Nas obras da Usina Jirau foram encontrados 5000 mil empregados contratados e 1000 mil terceirizados trabalhando. As principais irregularidades identificadas em descordo com as normas regulamentadoras foram as seguintes: equipes de eletricistas desenvolvendo atividades em rede de distribuição de energia em alta tensão sem o aterramento em local adequado; trabalhador utilizando adorno (anel) na operação de torno mecânico; outros realizando processo de pintura em galpão aberto (proporcionando riscos químicos) e empregados sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) completo.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes