Município passa a disponibilizar vacina contra Hepatite
A partir da próxima semana, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai disponibilizar em toda a rede pública de saúde a vacina contra a Hepatite tipo A, antes acessível somente na rede particular ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por recomendação médica, exclusivamente aos portadores de doenças crônicas.
Para ter acesso à dose única, basta que os pais ou responsáveis encaminhem-se até a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacina da criança.
Com a dose única contra a Hepatite A, a Chefe da Divisão de Imunização acredita que sejam reduzidos os índices de internações por doenças diarreicas e gastroenterites. A prevenção desta doença viral é a arma mais importante para o seu controle e por este motivo a ideia é priorizar o cidadão do futuro, comentou.
Para ter acesso à dose única, basta que os pais ou responsáveis encaminhem-se até a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacina da criança.
A doença
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A em todo o mundo, sendo identificados casos esporadicamente e epidemias, com uma tendência para as recorrências cíclicas. Embora seja uma doença auto-limitante do fígado, o vírus em si não é citopático, mas as manifestações clínicas da doença podem ser graves, conduzindo a uma estimativa de 34.000 mortes em 2005. A gravidade da doença é fortemente dependente da idade. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.
Veja Também
Inmet emite alerta de chuvas intensas para cidades de Rondônia
Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa
Cheia: Prefeitura suspende aulas em escolas do Baixo Madeira por 15 dias
Governo de Rondônia segue apoiando moradores de Porto Velho atingidos pelas cheias
