Municípios rondonienses pactuam celeridade nos resultados da vacinação contra Covid-19

A diretoria da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), se reuniu por videoconferência, nessa quarta-feira (24), com representantes do Ministério da Saúde (MS), Associação de Municípios de Rondônia (Arom), prefeitos e secretários de Saúde dos 52 municípios rondonienses para tratar da vacinação de combate à Covid-19, em Rondônia.
A finalidade foi conversar com os gestores municipais sobre a importância dos municípios informarem no Painel Covid19, os dados sobre os vacinados. “Entendemos que a urgência dos municípios é aplicar a vacina. Mas da mesma forma precisamos apresentar esses dados, tanto para dar ciência aos órgãos fiscalizadores quanto uma resposta para a sociedade”, disse Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agevisa.
Charles Gomes, diretor-executivo da Arom organizou a videoconferência junto aos municípios a partir de uma reunião realizada com a Coordenação de Imunização da Agevisa, quando compreendeu o fluxo de alimentação dos dados. “É inaceitável que nosso Estado apareça em rede nacional de maneira negativa, se estamos vacinando. Por isso a intenção dessa reunião é integrar todos os órgãos com um só objetivo: vacinar e mostrar o resultado o mais breve possível”, ponderou.
A partir dos dados apresentados pelo coordenador de Imunização da Agevisa, Ivo Barbosa, os gestores da Saúde nos municípios visualizaram porquê o Estado configura baixa cobertura vacinal e se propuseram tanto a intensificar a vacinação quanto a apresentar os dados no sistema. “As vacinas foram entregues há mais de 60 dias. Se os municípios não alimentam o sistema, para nós é como se não estivessem fazendo nada”, enfatizou.
Edilson Silva, diretor-adjunto da Agevisa ressaltou que o alerta é importantíssimo para todos os municípios. “Sabemos da realidade. Há municípios que só tem um vacinador, mas estamos em guerra, nosso pedido é que os municípios se organizem, façam mutirões. Vamos dar a resposta sobre a vacina o mais breve possível”, conclamou.
Além de apresentar os dados, a diretora-geral da Agevisa, também ressaltou a atenção à cobertura vacinal, como um todo: “nós fizemos essa videoconferência alertando prefeitos e secretários de saúde para que também façam uma força-tarefa para intensificar a vacinação. Não são todos, mas sabemos que há municípios que recebem a vacina na terça e só vai aplicar na sexta. Precisamos ser mais rápidos, são vidas que podem ser salvas, hospitais que podem ser desafogados, redução de necessidade de UTIs, não podemos em hipótese nenhuma esquecer a seriedade que é essa pandemia”, alertou Ana Flora.
Na terça-feira (23), representantes da Arom participaram de uma reunião com a Coordenação de Imunização da Agevisa para entender como é feita a alimentação dos dados sobre a vacinação. Charles Gomes, diretor-executivo e Valtinho Lara, coordenador da Arom foram recebidos por Edilson Silva e Ivo Barbosa, ambos da Agevisa, que apresentaram o Painel Covid e explicaram passo a passo, a importância e como é feita a alimentação de dados no sistema. “É simples, ao final do dia as equipes só precisam preencher a planilha com a quantidade de vacinados, utilizando as informações do formulário manual, para o sistema”, orientou Ivo.
Nessa reunião ficou definido o encontro com os gestores da Saúde nos municípios e a Arom passou a fazer parte de um grupo, em aplicativo, que trata sobre a questão da vacina. “As informações chegam e são enviadas direto para o grupo, que está sempre sendo atualizado”, disse Ivo.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes