Mutirão de limpeza em São Carlos
Com seis meses de gestão o prefeito Hildon Chaves fez sua primeira visita a um distrito do Baixo Madeira no último sábado (1º), quando foi a São Carlos acompanhar mais uma etapa do mutirão de limpeza feito pela subsecretaria de Serviços Básicos (Semusb). O prefeito aproveitou a oportunidade para receber lideranças e moradores das comunidades de Terra Caída, Cavalcante e Lago do Cuniã, com quem ficou sabendo da situação e das principais necessidades de cada uma delas. Também estavam na recepção ao prefeito, moradores das comunidades de Brasileira, Bom Será e Prosperidade.
Logo que chegou a São Carlos, o prefeito recebeu representantes de Cavalcante, comunidade formada por retirantes da própria São Carlos e de Terra Caída, após a grande enchente de 2014, cujo pedido principal é a abertura de ruas e o levantamento topográfico para a instalação da rede elétrica pela Eletrobras. O prefeito conversou com lideranças e pediu ao presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho, que o acompanhava na visita, para representá-lo em reunião com a comunidade de Cavalcante, que fica na margem oposta em frente à Terra Caída.
Com relação à comunidade de Cuniã, a reivindicação que mais preocupou o prefeito foi a falta de professores. São cerca de 60 alunos que estão tendo aulas ministradas por uma professora que faz serviço voluntário e um professor que não possui formação mínima necessária. Hildon explicou que a Secretaria Municipal da Educação está promovendo seleção simplificada para a contratação emergencial de professores e que já a partir do início do segundo semestre haverá professores disponíveis para atender aos alunos do Lago do Cuniã.
Outro pedido foi com relação à recuperação da estrada que liga São Carlos ao Lago do Cuniã, numa distância de 14 quilômetros. O problema é que, além de não existir cascalho na região, essa estrada só pode ser utilizada nos seis meses de verão. No restante do ano, na estação das chuvas, fica alagada e intransitável. De qualquer forma, ela reduz o tempo de viagem de duas horas de barco para cerca de quinze minutos de moto ou carro. O prefeito Hildon repassou para o subsecretário Wellen Prestes, a missão de manter a estrada trafegável neste período de seca.
GESTÃO
Dos documentos entregues ao prefeito, o primeiro foi um abaixo-assinado de alguns moradores que se mostravam descontentes com o administrador nomeado por Hildon Chaves, Mário Viana. O incômodo com o novo administrador foi, aparentemente, por ter colocado os servidores para trabalhar. Das cerca de 340 famílias residentes no núcleo urbano de São Carlos, 108 são servidores da Prefeitura. São 15 à disposição da sede administração, 55 na escola Henrique Dias, 31 na unidade de saúde e até um Núcleo de Ensino existe para cidade com sete servidores para cuidar de apenas uma escola.
Mário Viana disse que na gestão anterior, o consumo de combustível para transporte escolar e outros atendimentos a comunidades próximas chegava a 700 litros por mês. Hoje não passa de 200. Sintonizado com o discurso do prefeito Hildon Chaves de fechar ralos do desperdício e do combate à corrupção, Mário Viana reverteu uma situação que se complicava a cada mês, que é pagamento do consumo de água.
Como não há abastecimento pela Caerd, a Prefeitura cobra uma taxa para pagamento da conta de energia elétrica e manutenção da bomba. Por essa forma, os moradores pagam a taxa e o administrador se responsabiliza pelo pagamento da conta de energia. Só que, no período de dezembro de 2010 à janeiro deste ano, apesar da imensa maioria dos moradores pagar sua cota regularmente, acumulou-se uma conta que já passa dos R$ 58 mil.
Sob a nova administração, de fevereiro para cá, Mário Viana tem deixado todas as contas em dia e ainda acumula um saldo de R$ 3,1 mil, ou seja, inverteu a situação, desagradando a alguns que se supostamente se beneficiavam do descontrole que havia.
SAÚDE
O prefeito visitou ainda o posto de saúde local e autorizou a reforma de uma casa, onde funcionava o posto, para acomodar médicos e outros profissionais da saúde em plantão na localidade. Também disse que vai determinar à Semusa a manutenção do estoque de medicamentos básicos para a unidade local.
Antes de retornar à sede do município o prefeito se reuniu na escola Henrique Dias com os garis que fizeram o mutirão de limpeza. “Sobre a Semusb e Semob não tenho nada a falar, nada a desaprovar. Pelo contrário, tenho só agradecimento e gratidão. Vocês estão fazendo uma cidade mais bonita, mais higiênica e mais saudável para se viver”, elogiou o prefeito, recebendo em troca também elogios por ser o primeiro prefeito que tem ido com frequências às várias frentes de trabalho conversar diretamente com os servidores.
Veja Também
Mutirão de limpeza continua nos bairros de Porto Velho
Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa
Quase 7.500 advogados podem votar nesta segunda para eleger nova diretoria da OAB-RO
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024