Rondônia, 25 de dezembro de 2024
Geral

Na construção civil, distância segura da rede elétrica é fundamental para evitar acidentes

|
da Assessoria

Durante o período de intensa atividade na construção civil e reformas de imóveis, a atenção aos cuidados com a rede elétrica se torna essencial. Segundo o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Rondônia, Caio Ramos, o distanciamento de segurança em relação à rede elétrica é fundamental para garantir a prevenção de acidentes. "Um acidente pode acontecer sem que haja contato direto com os fios. A proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, que como consequência pode gerar sérias lesões ou mesmo a morte", afirma.

Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia também são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

A seguir, confira as principais recomendações listadas pelo coordenador.

- O planejamento antecipado é fundamental para garantir a segurança em todas as obras, assim como contratar profissionais qualificados para todos os serviços a serem executados e garantir o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC);

- Mantenha uma distância segura da rede elétrica ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões, escadas, arames e andaimes.  Ao manobrar veículos de grande porte, priorize sempre uma distância segura da rede elétrica;

- Nunca tente remover materiais em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade e causar acidentes graves. Nestes casos, chame imediatamente a Energisa.

Quer saber mais sobre segurança na construção civil? Acesse o site oficial da Energisa (www.energisa.com.br), na aba Informações, Evite Acidentes com a Rede Elétrica.

Canais de atendimento da Energisa:

- Chat Gisa: https://gisa.energisa.com.br

- App Energisa On, disponível para iOS e Android

- Call Center: 0800 647 0120

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fiscalização surpresa do TCE-RO constata falta de médicos no João Paulo II e raio-X sem funcionar em UPA

Desembargador concede habeas corpus para ex-titular da Sejucel

Porto Velho: serviços públicos do Município funcionam normalmente nesta terça e param na quarta

Natal: repartições do governo estadual não terão expediente nesta terça e quarta