Na São Lucas, Eduardo Sabbag faz palestra para acadêmicos do Curso de Direito
Para o Operador de Direito, escrever corretamente assume papel fundamental, tendo em vista a necessidade de utilizar-se da linguagem com o objetivo de melhor transmitir os conhecimentos sobre as normas e os conceitos jurídicos. Nesse contexto, é essencial o conhecimento das regras que norteiam a Redação Forense. Em palestra ministrada para acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rondônia), o Professor Mestre Eduardo Sabbag enfatizou o tema Redação Forense e Elementos da Gramática, enfocando as dúvidas mais rotineiras no ambiente forense, valendo-se de uma forma leve e didática de exposição.
Utilizando-se de métodos claros e didáticos, Sabbag demonstrou a importância da gramática na redação forense, citando exemplos de termos equivocados frequentemente utilizados por profissionais que atuam no ambiente forense. Eduardo Sabbag abordou o conteúdo programático enfocando aspectos técnicos e estéticos, comunicação jurídica, qualidade da boa linguagem, linguajar jurídico, organização das idéias, expressões jurídicas e elementos da gramática (ortografia, acentuação e crase, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, dificuldades da língua portuguesa e aspectos da redação empresarial).
Iniciativa do Departamento de Direito da São Lucas, a palestra sobre Redação Forense e Elementos da Gramática teve como proposta fornecer subsídios lingüísticos para sanar as dúvidas rotineiras relacionadas à redação e revisão de textos forenses. Segundo o professor Raimundo Oliveira Filho, coordenador do Departamento de Direito da São Lucas, a iniciativa ainda buscou oferecer atividades complementares, considerando que o ensino aprendizagem é uma formação contínua. Para ele, o tema enfocado por Eduardo Sabbag se constituiu num apoio de suma importância para os acadêmicos, contribuindo para a atualização da linguagem jurídica e para o crescimento do aprendizado. A palestra possibilitou aos acadêmicos do Curso de Direito da São Lucas a vivenciarem, na prática, situações reais do cotidiano de um profissional do Direito, disse.
Eduardo Sabbag é Advogado, Doutorando em Direito Tributário (PUC/SP), Mestre em Direito Público e Evolução Social (UNESA/RJ), Professor de Direito Tributário e de Língua Portuguesa (LFG/PRIMA), Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Tributário (LFG/UNISUL), Professor de Direito Tributário do Curso de Pós-graduação (UNISAL-Lorena/SP).
Veja Também
Ladrão é morto ao tentar assaltar policial militar na região central de Porto Velho