NÍVEIS DE RIOS JÁ PREOCUPAM REGIÕES DE JI-PARANÁ E ROLIM DE MOURA
O rio Machado atingiu nesta segunda-feira (20), nível de 10,65 metros em uma estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas) em Ji-Paraná, no centro de Rondônia. Pelo menos 5 bairros da cidade foram alagados durante a madrugada, onde casas, ruas e até estabelecimentos comerciais ficaram completamente alagados. A água já alcançou parque a Concha Acústica de Ji-Paraná, onde também está localizado o quartel do Corpo de Bombeiros local e ameaça a ultrapassar a rodovia federal BR-364 na região da Vila Jotão.
Este é o maior nível do rio Machado em Ji-Paraná desde fevereiro de 2010, quando na ocasião, a régua marcou 11,46 metros entre as 12 e 14 horas do dia 16 de fevereiro, sendo esta, a segunda maior enchente já registrada em Ji-Paraná, desde a grande cheia de 1986, quando o nível do rio chegou a 13 metros.
Na Zona da Mata, o rio Anta começou a transbordar no final de semana em Rolim de Moura, no centro-sul de Rondônia. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, o nível da água já atingiu diversos pontos, inclusive bairros da cidade, onde a população teve de sair de casa. Os bairros mais afetados foram Beira Rio, Jardim Tropical e Centenário, onde as ruas ficaram completamente alagadas. No interior do município, áreas de pastagens ficaram completamente encobertas pela água e nas estradas, o tráfego foi interrompido, principalmente próximo às pontes.
Veja Também
Enchente deixa peruanos e brasileiros desabrigados
CHEIA NO ACRE JÁ DESABRIGOU MAIS DE 6 MIL PESSOAS
Governo de Rondônia orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026
Porto Velho recebe a última edição de 2025 do Programa Rondônia Cidadã