Nível baixo do Madeira preocupa, mas ainda está longe do recorde de 2005
Apesar do nível do rio Madeira está consideravelmente baixo, marcando 1,81 metros nesta quarta-feira (21), a Defesa Civil Municipal, informou ao RONDONIAGORA, que ainda não pode ser considerado uma seca histórica.
A Defesa Civil, que monitora o rio diariamente, disse que a última seca, que foi considerada histórica, aconteceu no dia 10 de setembro de 2005, quando alcançou a marca de 1,36 metros.
O órgão disse ainda, que expectativa é que nos próximos três dias, o volume do rio Madeira aumente devido à forte chuva que caiu na cabeceira do rio Beni, na Bolívia.
A Defesa Civil informou que segue monitorando as margens do rio Madeira, verificando os barrancos e orientando as comunidades ribeirinhas. Além disso, recentemente, uma equipe esteve no Alto e Baixo Madeira realizando a distribuição de mais 600 fardos de água potável, hipoclorito de sódio e material de higiene.
A Prefeitura ressaltou que com o volume de água mais baixo, bancos de areais surgem, o que atrai banhistas. A orientação da Defesa Civil é que a população não busque esses locais para banho por risco de predadores.
Veja Também
Nível do Madeira sobe para 2,27 metros, mas ainda há pontos críticos
Rio Madeira atinge 5,17 metros e Defesa Civil estima que seca possa ser pior que a de 2022
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia