Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Nível do rio Madeira deve chegar a 15,90 metros nos próximos dias

Porto do Cai N'Água, em Porto Velho, nesta quarta-feira (24)

Por conta do aumento do nível do rio Madeira, que registrou 15,62 metros na tarde desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que está intensificando os trabalhos para acompanhar a evolução do rio e cenários de maior risco.

Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Porto Velho decretou Estado de Alerta no município, após o nível do rio Madeira atingir a cota de alerta de 15 metros, que também é chamado de cota de transbordamento.

Ao RONDONIAGORA, o pesquisador do CPRM, Marcus Suassuna, informou que quando o rio atinge a cota de 15 metros, começa a ser gerado um boletim três vezes na semana para saber o nível em que o rio se encontra. “Também estamos sempre em contato com o SIPAM para saber sobre a previsão de chuvas, além da Defesa Civil, que faz o monitoramento das regiões localizadas próximas ao rio. Estamos, na medida do possível, tentando antecipar cenários de risco.” afirmou.

Em comparação ao ano passado, Marcus Suassana também destacou que a cota estava bem próxima do que foi registrado na mesma data de hoje, registrando 15,51 metros, em 2020.

A previsão para os próximos três dias é de que o nível do rio Madeira tenha uma subida gradual, podendo chegar próximo à cota de 15,90 metros, segundo o pesquisador.

O pesquisador da CPRM destacou ainda, que o rio Madeira está num nível relativamente elevado por conta das chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio Beni, na Bolívia, mas que não considera o cenário de cota de inundação, quando o rio atinge a cota de 17 metros. “Estamos diariamente monitorando para saber se há alguma mudança repentina nas chuvas que caem no rio Beni, fazendo com que o rio Madeira chegue a um cenário de inundação.” finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento