Nível do rio Madeira deve chegar a 15,90 metros nos próximos dias

Por conta do aumento do nível do rio Madeira, que registrou 15,62 metros na tarde desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que está intensificando os trabalhos para acompanhar a evolução do rio e cenários de maior risco.
Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Porto Velho decretou Estado de Alerta no município, após o nível do rio Madeira atingir a cota de alerta de 15 metros, que também é chamado de cota de transbordamento.
Ao RONDONIAGORA, o pesquisador do CPRM, Marcus Suassuna, informou que quando o rio atinge a cota de 15 metros, começa a ser gerado um boletim três vezes na semana para saber o nível em que o rio se encontra. “Também estamos sempre em contato com o SIPAM para saber sobre a previsão de chuvas, além da Defesa Civil, que faz o monitoramento das regiões localizadas próximas ao rio. Estamos, na medida do possível, tentando antecipar cenários de risco.” afirmou.
Em comparação ao ano passado, Marcus Suassana também destacou que a cota estava bem próxima do que foi registrado na mesma data de hoje, registrando 15,51 metros, em 2020.
A previsão para os próximos três dias é de que o nível do rio Madeira tenha uma subida gradual, podendo chegar próximo à cota de 15,90 metros, segundo o pesquisador.
O pesquisador da CPRM destacou ainda, que o rio Madeira está num nível relativamente elevado por conta das chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio Beni, na Bolívia, mas que não considera o cenário de cota de inundação, quando o rio atinge a cota de 17 metros. “Estamos diariamente monitorando para saber se há alguma mudança repentina nas chuvas que caem no rio Beni, fazendo com que o rio Madeira chegue a um cenário de inundação.” finalizou.
Veja Também
Principais erros em provas práticas em 2024 são divulgados pelo Detran
Secretaria de Saúde realiza ações preventivas no Carnaval 2025
Criada Comissão Especial na Câmara Municipal para tratar de infraestrutura em condomínios populares
Operação já recolheu mais de 33 mil toneladas de entulhos e desobstruiu mais de cem bocas de lobo