Rondônia, 23 de novembro de 2024
Geral

Nível do Rio Madeira em Porto Velho recua 10 centímetros nas últimas 24 horas

O nível do Rio Madeira baixou cerca 10 centímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Essa redução fez a água, que transbordou do canal Santa Barbara, no Bairro Baixa União, região Central de Porto Velho, recuar. Na tarde desta quinta-feira (14), o rio registrou a cota de 17,12 metros. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a enchente já deixou 171 famílias desabrigadas e outras 707 desalojadas em Porto Velho.

As águas que tomaram de conta da Avenida Rogério Weber entre as ruas Jaci-Paraná e João Alfredo baixaram, mas o local continua interditado para a passagem de veículos. Alguns motoristas insistem em passar pelo local tirando os blocos de proteção que foram colocados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

Na Rua João Alfredo, a água que invadiu a rua começou a escoar e já é possível ver o asfalto. As lojas e lanchonetes continuam fechadas. Parte da Rua Jaci-Paraná e Rua Euclides da Cunha continuam cobertas pela água.

Parte do pátio da Feira do Produtor Rural, que foi completamente invadida pela água com o transbordamento do canal, está seco e com muito lodo por causa da água que ficou acumulada há dias.

A água que invadiu parte da Rua Beira Rio no Bairro Cai N’Água também começou a escoar lentamente.

De acordo Semtran, será mantido o fechamento de parte da Avenida Rogério Weber no bairro Areal que foi alagada, uma vez que são pontos que se encontram ainda submersos e podem voltar alagar, com o retorno das chuvas até a primeira quinzena de abril, conforme as previsões das agências meteorológicas oficiais que estão monitorando a bacia do Rio Madeira.

O secretário da Semtran, Nilton Gonçalves Kisner, explicou que as intervenções nas ruas e avenidas estão sendo reforçadas até o final do período do inverno. Ele pede que a população desses locais faça uso de rotas alternativas, até cessarem o estado de alerta decretado pela Defesa Civil Municipal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Madeira mantém nível de 17,23 metros e Exército ajuda na remoção de famílias

Cheia do Rio Madeira avança pela região central de Porto Velho

Semtran interdita mais ruas por causa da cheia do Rio Madeira em Porto Velho

Cheia: Populares que moram após a ponte do Madeira garantem fechar BR-319 nesta sexta-feira

Vídeo: Estrada do Belmont continua alagada pelo Rio Madeira e dificulta acesso

Após queda no nível, Madeira deve subir novamente a partir de terça-feira

Rio Madeira continua baixando e Sipam descarta possibilidade do nível chegar a 18 metros