Nível do Rio Madeira está 21% abaixo do mesmo período do ano passado
Nesta sexta-feira (28), o nível do rio Madeira chegou a 4,90 metros, 21% a menos que a mesma média do ano passado. Há um ano, a régua média 6,2 metros, ou seja, uma diferença de 1,3 metros. Os números são da Defesa Civil de Porto Velho.
Esse nível está próximo da proibição da navegação de embarcações noturnas. Segundo a Marinha do Brasil, o atual cenário do rio está sendo acompanhado.
“A Marinha acompanha a régua fluviométrica e proíbe a navegação noturna no trecho entre PVH e Calama quando o Rio atinge 4 metros, por meio de Portarias que são encaminhadas à comunidade marítima”, disse um trecho da nota enviada ao jornal.
Ainda de acordo com a Marinha, essa proibição é adotada com 4 metros, devido às ameaças à segurança da navegação com o nível baixo do Rio Madeira. Além também das dificuldades de visualização de bancos de areia e pedras à noite.
Acidente
No dia 9 de agosto do ano passado, uma embarcação carregada de alimentos, como óleo e açúcar, chegou a virar no Rio Madeira. As investigações apontam que a balsa teria batido em um pedral, próximo ao distrito de Calama, em Porto Velho.
Logo em seguida, no dia seguinte, a Capitania Fluvial da Marinha do Brasil decidiu proibir a navegação noturna no rio, que media, naquela época, 3,75 metros.
Seca
Também no ano passado, o Rio Madeira atingiu uma seca história. O nível chegou a 1,45 metros, o menor, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Neste ano, segundo a Defesa Civil, o cenário pode ser ainda pior. “Ele baixou rapidamente. Eu acho que nós vamos ter uma grande seca, acho que até mais que aquela de 2022, provavelmente esse ano vai ser rigoroso”, disse Anderson Luiz, agente da Defesa Civil
Veja Também
Para proteger a primeira infância, MPRO adere à "Campanha Primeiros Passos"
Chamada Escolar começa nesta terça-feira em Porto Velho
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta terça-feira