Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Geral

Nível do rio Madeira marca 4,30 metros nesta quarta-feira

|
da Assessoria

Com as recentes chuvas que caíram sobre a cabeceira do rio Beni, que nasce na cordilheira dos Andes e deságua em Porto Velho, a expectativa da Defesa Civil é que o rio Madeira chegue ao nível de 5,50 metros até o próximo sábado. Na manhã desta quarta-feira (23), foi registrada a marca de 4,30 metros, com vazão de 7.100 metros, nível ainda considerado baixo para esta época do ano.

"Nos últimos dias, aconteceu o chamado efeito repiquete, quando o nível volta a baixar de forma acelerada. O recuo foi de 4 metros para 2,80, e agora o rio Madeira ultrapassou a marca de 4 metros novamente. O rio está oscilando neste período final de estiagem", disse Anderson Luiz, gerente de operações da Defesa Civil, lembrando que as chuvas na capital não influenciaram no nível do Madeira.

A Defesa Civil Municipal segue monitorando as mudanças e alertando para os cuidados preventivos de segurança. Todo o trabalho de acompanhamento é realizado com o apoio de outras instituições que formam a Sala de Crise da Estiagem do Rio Madeira para 2022. "Enquanto o nível do rio Madeira não ultrapassar a marca de 5,50 metros, a proibição da Marinha referente à navegação noturna continua" informou o gerente.

As recomendações continuam para que ribeirinhos e donos de embarcações evitem a pesca e a navegação noturna, devido à presença dos bancos de areia predominantes neste período de estiagem.

Já os banhistas devem evitar áreas isoladas pela possibilidade do aparecimento de predadores como jacarés, candirus, arraias e cobras que buscam abrigo nas praias. Continua também o monitoramento das margens do rio, que podem sofrer desbarrancamentos, além do atendimento de suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição

Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara

Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho