Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, entenda a importância da vacinação contra HPV

Começou no último dia 1º de março em Porto Velho, a campanha de vacinação contra o HPV. A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, celebrado nesta terça-feira (26). A imunização é gratuita e indicada para meninas entre 9 e14 anos e meninos de 11 a 14 anos durante e ocorre o ano inteiro.

Na última semana, os agentes de saúde do município iniciaram a vacinação nas escolas para imunizar o maior número possível de alunos das redes estaduais e municipais. A vacina também está disponível nas unidades básicas de saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre mulheres brasileiras, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entretanto, essa não é a única doença causada pelo HPV.

Sem saber que o vírus causa diversos tipos de cânceres, além do de colo de útero, muitas pessoas acreditam que apenas as meninas precisam ser vacinadas quando. Na verdade, os meninos também necessitam dessa defesa. É também importante ressaltar que a vacinação é feita em duas doses e só é eficaz desde que antes do contato com o vírus.

O vírus, que é sexualmente transmissível, também pode dar origem a cânceres como os de boca, garganta, esôfago, pênis, ânus e a verrugas genitais. Por isso, tanto meninas quanto meninos precisam ser imunizados com a vacina.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6

Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho