Rondônia, 15 de abril de 2025
Geral

Nova gestão planeja modernização e aproximação da Escola do Legislativo com estudantes

|
da Secom/ALE

A Escola do Legislativo de Rondônia inicia 2025 com um planejamento voltado para mudanças que prometem transformar a instituição em um centro de referência educacional e de cidadania. Entre as principais ações, segundo o novo diretor Welys Assis, estão a modernização da identidade visual e das atividades pedagógicas, além de ações que possibilitem tornar a instituição uma “Escola Cidadã”, fomentando a aproximação do parlamento estadual com os estudantes.

Para marcar essa nova fase, Welys afirma que haverá a participação ativa dos servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). “Faremos um concurso para que os servidores escolham a nova marca, um nome para alinhar a marca ao novo posicionamento da escola, de forma semelhante às instituições de ensino do Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça.

Além do diretor, o trabalho envolve a participação direta da diretora adjunta, Nathália Brasiliano; da analista legislativo com habilitação em pedagogia Débora Fontana, e de toda a equipe da Escola do Legislativo. “O trabalho é conjunto. Temos servidores efetivos, comissionados, cedidos que integram nossa equipe de trabalho para levar aos rondonienses as oportunidades de ampliar o conhecimento. Hoje, temos uma grade já aprovada de 31 cursos”, afirma a pedagoga.

Welys explica que o trabalho deve ser apresentado na primeira quinzena de março e haverá novidades na grade de cursos. “No discurso de posse do presidente Alex Redano, ele já falou sobre conhecimento em tecnologia, educação financeira, inteligência artificial. E estamos atuando nesse viés para que esse pedido seja atendido e levado aos servidores públicos e a sociedade”.

Escola Cidadã e conexão com estudantes

Uma das grandes novidades é a ampliação do papel da escola, que deixará de atuar apenas na capacitação de servidores públicos e passará a atender a sociedade de forma mais direta. Com essa proposta, a escola se tornará uma "Escola Cidadã", promovendo cursos e atividades voltadas para o público externo, em especial os estudantes do ensino médio e superior.

Além disso, a proposta é criar um programa para aproximar os jovens do Poder Legislativo. A iniciativa, destaca Nathália, prevê visitas institucionais e a participação de estudantes nas sessões da Assembleia Legislativa, proporcionando uma experiência imersiva sobre o funcionamento do parlamento e o papel dos deputados estaduais. “Nosso objetivo é despertar esse interesse pelas atividades do Poder Legislativo, fomentar essa participação cidadã nos jovens”, frisa a diretora adjunta.

Interiorização

Para garantir que os cursos e capacitações cheguem a mais pessoas, a nova gestão planeja a instalação de polos permanentes em diversas regiões do estado, como o Vale do Jamari, Zona da Mata e Cone Sul. Dessa forma, a escola poderá atender servidores municipais e estaduais, além de ampliar o acesso da população à educação legislativa.

Curso sobre primeiros socorros realizado na Rondônia Rural Show  (Foto: Antônio Lucas | Secom ALE/RO)

Hub de serviços públicos

A sede da Escola do Legislativo também passará por uma reformulação estrutural. O espaço será transformado em um hub de serviços públicos. A proposta é buscar parcerias com instituições como o INSS, Delegacia da Mulher, OAB, entre outras, garantindo um atendimento mais acessível e eficiente para a população.

“Estamos chegando com muitas novidades e colocando os projetos do presidente Alex Redano em prática. Nossa missão está focada na modernização tecnológica, com a oferta de cursos sobre inovação, inteligência artificial e mercado digital, além dos cursos que tradicionalmente a Escola já oferece. E na parte tecnológica, queremos levar todos esses serviços por meio de um aplicativo próprio, onde os alunos poderão acompanhar a programação de cursos, realizar inscrições e acessar certificados, tudo ali, no próprio celular”, esclarece o diretor.

Para atender a essa nova fase, a Escola do Legislativo realizará, em breve, um chamamento interno para que servidores interessados possam atuar como instrutores. Caso necessário, será feita também uma seleção externa, garantindo a transparência e a qualidade do corpo docente.

Resgate histórico

Completando 22 anos de existência em 2025, a Escola do Legislativo ganhará um espaço dedicado à sua trajetória. A nova gestão pretende criar uma galeria histórica, destacando os avanços da instituição ao longo dos anos e reconhecendo a atuação de seus ex-diretores.

“Com essas ações, a Escola do Legislativo de Rondônia se prepara para um novo ciclo de inovação e crescimento, consolidando-se como um centro de formação para servidores e cidadãos, além de fortalecer a conexão entre o Poder Legislativo e a sociedade”, finaliza Welys Assis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Navio da Marinha realiza transporte de cestas básicas para ribeirinhos afetados pela cheia

Assembleia entrega 12 mil litros de água para famílias do baixo Madeira afetadas pela cheia

Sancionadas leis que concedem reajuste salarial a servidores do MP e do TCE

Rio Madeira apresenta tendência de vazante, mas comunidades ribeirinhas seguem em situação de emergência