Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Nova prática judiciária com a participação de escritório rondoniense concorre ao Prêmio Innovare da Justiça brasileira

Denyvaldo, Elton Assis e Vinicius de Assis do escritório Fonseca & Assis

O modelo criado em Rondônia através de entendimento jurídico à luz do novo Código de Processo Civil para dar celeridade aos processos judiciais de servidores federais do ex-território Federal de Rondônia ganhou notoriedade em todo Brasil e está concorrendo ao Prêmio Innovare laureado a iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Justiça. A prática “Conciliando Demandas Repetitivas em Gratificações no Serviço Público: Eficiência, Eficácia e Efetividade nos Juizados Especiais Federais no Estado de Rondônia” foi inscrita no último dia 13 de julho após encontro na 4ª Vara, na qual participaram o juiz federal Lucílio Linhares Perdigão de Morais, o advogado da União, Jorge de Souza, e os advogados Vinicius de Assis e Denyvaldo Paes Junior do escritório Fonseca & Assis, representando os clientes.

As primeiras tratativas começaram em setembro de 2016. Os advogados do escritório, representantes de 1.600 servidores do ex-território com direito a demandas em ações de gratificação, foram chamados ao entendimento com a Advocacia Geral da União (AGU) e o Juizado Especial Federal. Após o acordo com base nas regras do Novo Código de Processo Civil, o processo que deveria durar 3 anos, foi liquidado com os pagamentos de RPVs (Requisições de Pequeno Valor) a todos envolvidos em menos de 6 meses. As partes ajuizaram o acordo conjuntamente, evitando-se a intimação; prevenção e litispendência; intimação da sentença; e, em seguida, foram realizados os cálculos e expedição das RPVs.

Para o advogado Vinicius de Assis, a adoção dos mecanismos jurídicos cobertos pelo Novo Código de Processo Civil nesse caso específico dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia consagrou a justiça social ao reconhecer em tempo recorde o direito a centenas de cidadãos que ouviram o chamado do Governo Federal na década de 70 para povoar e integrar a Amazônia. “O acordo firmado demonstra o esforço de todas as partes envolvidas visando dar concretude ao espírito de conciliação preconizado no novo Código de Processo Civil. Da mesma forma, cumpre o relevante papel social por assegurar o efetivo recebimento dos créditos devidos aos servidores do ex-Território Federal de Rondônia, já que justiça tardia representa, na verdade, injustiça”, disse o advogado Elton Assis, sócio do Escritório Fonseca e Assis.

A cerimônia de entrega do 14ª edição do Prêmio Innovare deve acontecer até o final deste ano. O objetivo é identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça brasileira. A escolha dos participantes e o julgamento das práticas é feito pelo Instituto Innovare. Para conhecer mais sobre a homenagem acesse: http://www.premioinnovare.com.br/

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema