Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Novo aeroporto de Porto Velho deve ser entregue em outubro deste ano

O novo aeroporto de Porto Velho deve se tornar realidade a partir do segundo semestre deste ano. As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira devem ser encerradas em outubro, segundo informado pela Vinci Airports ao RONDONIAGORA.

O aeroporto passa por obras de reforma e ampliação desde junho do ano passado. O serviço começou a ser feito logo após a Vinci Airports assumir a administração do terminal.

Segundo a concessionária, as obras compreendem os seguintes serviços:

Todos esses serviços garantem uma maior modernização no atendimento ao cliente da capital. A expectativa da Vinci é que através dessa reforma e ampliação, o estado tenha “expansão do tráfego aéreo, desenvolvimento econômico, turístico e social”.

Ainda segundo a concessionária, o serviço está sendo realizado por etapas para garantir a fluidez dos atendimentos diários.

Movimentação

O aeroporto de Porto Velho é o principal terminal aeroportuário do estado. Segundo o último balanço divulgado, de janeiro a setembro de 2023, 479 mil passageiros passaram pelo terminal nesta época. No mesmo período, foram 4.288 pousos e decolagens operados.

Voos cortados

Apesar do número alto de movimentações, o Aeroporto de Porto Velho sofre com o corte de voos em Porto Velho.  

Recentemente, a companhia Latam Airlines anunciou a suspensão do voo direto entre Porto Velho e Manaus.

"A Latam informa que a rota direta Manaus-Porto Velho continuará em operação até março de 2024. Após esse período, os passageiros terão a opção de voar por meio de conexão no hub do aeroporto de Brasília. A empresa seguirá avaliando todas as oportunidades de rotas e qualquer novidade será comunicada oportunamente", diz o comunicado da empresa.

No ano passado, a Azul e Gol também anunciaram a suspensão de diversas rotas em Porto Velho. Na época, a justificativa das companhias era o alto índice de processos judiciais contra as empresas.

A questão chegou ao Poder Judiciário, que nesta segunda-feira realizou audiência de conciliação entre as empresas, a Prefeitura e o Ministério Público. A decisão pode sair em pouco tempo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6