Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Novo decreto passa a somar leitos de UTI de municípios e libera outras atividades

Na noite de segunda-feira (6), o Governo de Rondônia publicou um novo decreto, o de número 25.195, ajustando regras para inclusão ou saída de municípios nas fases de distanciamento social idealizado como forma de enfrentamento ao Coronavírus. A medida acaba beneficiamento a classe empresarial, uma vez que vai permitir reclassificação para abertura de serviços não essenciais.

As regras anteriores definiam a inclusão de municípios de acordo com o aumento no número de casos e ainda a disponibilidade de leitos na macrorregião onde estão inseridos. Essa fórmula gerou crise entre prefeitos, Governo e até a Assembleia, que anunciou a paralisação de deliberação de projetos do Poder Executivo. Por essas regras, Porto Velho estava em um grupo com outros 22 municípios, que garantiam não terem os mesmos problemas que a Capital.

Agora na prática o Governo vê a autonomia dos municípios que investiram em UTIs e colocou esse critério como regra para inclusão ou saída de fases. “Para os municípios que disponibilizarem novos leitos de UTI adultos exclusivos para Covid-19, próprios ou contratados da rede particular, será considerada a taxa de ocupação desses, em substituição à taxa de ocupação da Macrorregião correspondente, para fins de classificação nas fases”, diz o novo decreto.

Uma nova reclassificação agora deve ser divulgada pelo Governo, provavelmente ainda nesta terça-feira.

Outra alteração realizada pelo Governo beneficia igrejas, que mesmo na fase mais rígida do distanciamento agora poderão abrir com até cinco pessoas.

O decreto permite ainda a abertura nas fases 1 e 2 de concessionárias, locadoras, garagens e vistorias veiculares, centro de formação de condutores, despachantes, emplacadoras e congêneres, comércio de insumos de estética e produtos de salão de beleza.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6