Rondônia, 07 de abril de 2025
Geral

NOVO ENEM: UNIR TEME QUE MELHORES DO SUDESTE OCUPEM VAGAS DA REGIÃO

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), anunciado pelo Governo Federal, levará cerca de dois anos para ser implantado no Estado. Segundo a Universidade Federal de Rondônia, há grandes intenções em aderir ao novo sistema, mas o reitor José Januário, entende que não haverá tempo para implantar o novo modelo de avaliação neste ano e também em 2010. Ele cita questões ainda não decididas. Pelas regras do MEC, como o exame é nacional, estudantes com bons resultados em outras regiões, mas que não conseguirem entrar em determinada faculdade devido a concorrência, poderiam provocar um colapso nas regiões onde o ensino não é tão avançado. A UNIR entende que esses alunos estão mais preparados.

Segundo Januário, essas questões precisam ser levadas em consideração e pesam para a não implantação imediata do novo exame. “Os mais prejudicados seriam as universidades das regiões Norte e Nordeste. Como os alunos dessas duas regiões não têm um grande nível de desempenho, alunos das regiões Sul e Sudeste tirariam as oportunidades dos alunos desses alunos estudarem em seu próprio estado e região”, afirma.

Uma reunião entre reitores de todo o país, que será realizada ainda este mês decidirá além desta questão a aderência de outras universidades do país no novo ENEM.

O novo exame dá a oportunidade de o candidato inscrever-se em até cinco cursos de sua preferência em qualquer universidade do país. O lançamento do novo exame está previsto para os dias 3 e 4 de outubro deste ano.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Operações do Detran flagraram 847 motoristas bêbados apenas em março

Serviço Geológico do Brasil não tem previsão de rápida descida do rio Madeira; vazante só em algumas semanas

Águas avançam pela região central de Porto Velho e chegam até o complexo da Madeira Mamoré

Corpo é encontrado às margens de rodovia em Urupá

AddThis Website Tools